A solenidade foi acompanhada por diversas autoridades, como o deputado federal Bonifácio de Andrada; o deputado Adalclever Lopes; e o secretário Ângelo Oswaldo
A obra lançada na solenidade é o 1º volume da coleção e será disponibilizada também em formato eletrônico

Solenidade marca lançamento de programa de resgate histórico

Evento no Salão Nobre celebrou nova edição do livro História da Revolução Liberal de 1842.

07/07/2015 - 20:52 - Atualizado em 10/07/2015 - 13:51

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, na noite desta terça-feira (7/7/15), o Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil. Com uma solenidade no Salão Nobre, foi lançada a nova edição do livro História da Revolução Liberal de 1842, de autoria do Cônego Marinho, originalmente publicado em 1844.

A cerimônia contou com a participação do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e dos deputados Lafayette de Andrada (PSDB), coordenador do programa, Hely Tarquínio (PV), Ulysses Gomes (PT), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Durval Ângelo (PT), Rogério Correia (PT), Professor Neivaldo (PT), Vanderlei Miranda (PMDB), Bosco (PTdoB), Roberto Andrade (PTN), Léo Portela (PR), Leonídio Bouças (PMDB), Gilberto Abramo (PRB), Gil Pereira (PP), Gustavo Corrêa (DEM) e Felipe Attiê (PP), além do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e do secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, entre outras autoridades e representantes dos meios cultural e acadêmico.

O presidente da ALMG chamou a atenção para a importância do programa editorial e para o valor desta obra escolhida para o lançamento. Ele, entretanto, preferiu passar ao deputado federal Bonifácio de Andrada as honras de discorrer sobre o projeto coordenado pelo seu filho, o deputado Lafayette de Andrada, e sobre o livro, uma vez que obra narra eventos que envolvem membros da família Andrada.

Bonifácio de Andrada fez uma explanação sobre os fatos históricos abordados na publicação, ressaltando que a Revolução Liberal de 1842 - que contrapôs republicanos brasileiros e defensores da manutenção do domínio português - foi “um acontecimento histórico que teve repercussão nacional”. Segundo o parlamentar federal, o movimento nasceu em Barbacena e terminou em Santa Luzia, com destacada participação de membros da família Andrada. Aquela revolução, de acordo com ele, teria sido valiosa ao processo de independência do Brasil.

Ao destacar a obra escolhida para o lançamento, Andrada ressaltou a importância do Padre Antônio Marinho, autor do livro, e a participação do religioso no movimento. “A Revolução Liberal de 1842 demonstra o espírito de liberdade que sempre existiu em Minas Gerais”, disse. Ainda nessa linha de lembrar espíritos comprometidos com a liberdade, o parlamentar também destacou a liderança de Teófilo Otoni, outro mineiro envolvido no movimento.

Lembrança ratificada nas palavras do secretário Ângelo Osvaldo, que abordou fases da história de Teófilo Otoni, saudando-o como um “grande libertário e um lutador em favor da República”. O secretário também elogiou a iniciativa da ALMG, avaliando o projeto e as obras como valiosas à cultura e à história de Minas Gerais

Riquezas históricas e culturais mais acessíveis

O Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil, que é uma iniciativa da ALMG, é coordenado pelo deputado Lafayette de Andrada, que foi o responsável por selecionar os livros e definir o padrão editorial. A obra lançada na solenidade é o 1º volume da coleção e será disponibilizada também em formato eletrônico, no Portal da Assembleia. O deputado Lafayette de Andrada aproveitou para destacar a intenção de lançar outras obras ainda neste ano.

Para o parlamentar, o programa e a coleção têm como propósito valorizar as riquezas da cultura e da história de Minas Gerais, por meio da construção de um acervo literário que possa ser acessado por todos. “São obras raras, esgotadas e de interesse histórico, que a Assembleia faz um esforço em tornar mais acessíveis”, enfatizou.