A comissão também aprovou visita ao Tribunal Regional Eleitoral, na qual seria pedido apoio ao órgão para as eleições unificadas dos conselhos tutelares

Deputados querem visitar ocupação William Rosa, em Contagem

Comissão de Participação Popular vai ouvir demandas de milhares de famílias acampadas no local e intermediar negociação.

07/07/2015 - 18:21

Os deputados da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram nesta terça-feira (7/7/15) dois requerimentos para a realização de audiências públicas e quatro requerimentos para a realização de visitas em torno de temas de interesse da comissão. Entre as visitas aprovadas está uma à ocupação William Rosa, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde vivem quase 4 mil famílias. O requerimento para esta ação é assinado pela deputada Marília Campos (PT), presidente da comissão.

Na reunião, a deputada informou aos colegas que, como representante da ALMG, integra uma câmara técnica criada pelo Executivo para tentar encontrar soluções para conflitos urbanos. “A iniciativa é importante e representa o estilo do governador Fernando Pimentel, de democratizar as relações com a sociedade e ouvir a população, bem diferente do que acontecia nos anos anteriores”, afirmou. O deputado Fábio Cherem (PSD), um dos vice-líderes do Governo na Assembleia, também elogiou a iniciativa, ressaltando que atualmente já são mais de 200 ocupações em toda a RMBH, e a presença da deputada na câmara técnica dará mais credibilidade às negociações.

A ocupação William Rosa reúne, desde 11 de outubro de 2013, milhares de famílias sem-casa em uma área de aproximadamente 210 mil m² de um terreno reivindicado pela CeasaMinas, no bairro Jardim Laguna, em Contagem. Do total aproximado de 16 mil pessoas, segundo estimativa feita no final daquele ano, 5 mil seriam crianças e 1,5 mil idosos, embora a população do local varie bastante. O mandado de reintegração de posse já teria sido concedido pela Justiça e aguarda cumprimento.

Conselhos tutelares - Outra visita aprovada pela Comissão de Participação Popular, atendendo a requerimento do deputado Fábio Cherem, é para uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na qual seria pedido apoio ao órgão para as eleições unificadas dos conselhos tutelares, programada para o dia 4 de outubro. Segundo o parlamentar, a intenção é de que o TRE se comprometa a fornecer urnas eletrônicas para essas eleições, assim como nas eleições regulares, e não apenas as antigas urnas de pano e cédulas de papel, como está programado.

O objetivo da medida, segundo o deputado Fábio Cherem, é garantir agilidade e transparência ao pleito. Por sugestão da deputada Marília Campos, representantes de instituições e entidades que trabalham em parceria com os conselheiros tutelares, como o Ministério Público, também devem ser convidadas para a visita.

As deputadas Rosângela Reis (Pros) e Marília Campos conseguiram aprovar outro requerimento de visita, que será conjunta das Comissões de Participação Popular e Extraordinária das Mulheres, para conhecer o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade em Vespasiano (RMBH).

Ainda atendendo a requerimento aprovado das mesmas deputadas, deve ser realizada audiência pública conjunta das mesmas comissões para debater o “Orçamento Mulher”. A iniciativa é um extrato do Orçamento da União, elaborado pelo Senado em parceria com o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), contendo as ações que impactam a qualidade de vida das mulheres brasileiras.

Livro - Por fim, será realizada ainda audiência conjunta das Comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos para debater o tema “Reforma Política Democrática”, que é também o nome do livro, editado pela Fundação Perseu Abramo, que será lançado na mesma ocasião. O requerimento para o evento é da deputada Marília Campos e do deputado Cristiano Silveira (PT).

Assembleia formaliza participação em fóruns regionais

A Comissão de Participação Popular deve realizar ainda visitas às reuniões da 2ª Fase dos Fóruns Regionais de Governo, conforme calendário organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. A iniciativa atende a requerimento aprovado da deputada Marília Campos. Na semana passada, durante reunião conjunta da Mesa da Assembleia e dos Colégios de Líderes e de presidentes de Comissão, já havia sido decidido que o Parlamento mineiro iria participar dos fóruns, uma iniciativa do Governo do Estado para a construção de propostas para o desenvolvimento regional de Minas.

O resultado dos fóruns será encaminhado à Assembleia em 30 de setembro na forma de propostas do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e da Lei de Orçamento Anual (LOA). Coube à equipe técnica da Consultoria de Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da ALMG detalhar como os fóruns regionais vão acontecer. O Estado foi dividido em 17 fóruns regionais de governo, que vão substituir as dez regiões de planejamento adotadas anteriormente pelo Executivo. Esses fóruns terão duas etapas, sendo que a primeira já foi iniciada.

A participação da Assembleia terá ênfase na segunda etapa, quando haverá priorização de 20 problemas, que deverão ser enfrentados em cada um desses territórios e que impactarão as peças de planejamento e orçamento do Estado. Em cada um dos fóruns serão realizadas discussões em torno de cinco eixos: desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; saúde e proteção social; segurança pública; e educação e cultura.

Na segunda etapa, segundo a Consultoria, haverá participação individualizada dos deputados e acompanhamento da Comissão de Participação Popular, conforme o requerimento aprovado nesta terça (7). A última reunião será em Belo Horizonte, em 12 de setembro.

Consulte o resultado da reunião.