Deputados acreditam que jogos amadores antes das partidas oficiais vão contribuir para fortalecer o esporte mineiro
O representante da FMF anunciou que uma possível volta das partidas preliminares será testada neste domingo (12), no Mineirão
Severiano Braga também é favorável ao retorno do jogos preliminares, mas faz ponderações

Volta dos jogos preliminares em Minas é consenso em reunião

Autoridades do esporte e deputados defenderam retorno das partidas amadoras antes dos jogos profissionais.

07/07/2015 - 15:45 - Atualizado em 07/07/2015 - 18:38

Deputados e autoridades do esporte foram unânimes em defender a volta de partidas amadoras preliminares aos jogos oficiais dos Campeonatos Mineiro e Brasileiro. A defesa foi feita durante reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), promovida pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, nesta terça-feira (7/7/15).

O deputado Fábio Avelar Oliveira (PTdoB), autor do requerimento para a reunião, disse ser a favor da volta dos jogos preliminares nos campeonatos Brasileiro e Mineiro e em todos os estádios de Minas Gerais, não só no Mineirão e no Independência. “É um incentivo para as equipes amadoras e para as escolinhas de base”, disse. O parlamentar contou que há partidas preliminares na Bahia e no Rio de Janeiro. “Em Minas, havia até 2007, quando foram canceladas. A volta desses jogos vai trazer mais público aos estádios e deixar o espetáculo mais bonito”, destacou.

O secretário-geral da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, disse ser “100% favorável” à volta dos jogos preliminares. “Sempre procuramos adotar medidas para trazer o futebol amador aos grandes estádios. Um exemplo foi a Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, quando pagamos para que a semifinal ocorresse no Independência”, afirmou. Adriano Aro anunciou que uma possível volta das partidas preliminares vai passar por um teste neste domingo (12), no Mineirão: antes da partida Cruzeiro x Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, haverá um jogo entre Cruzeiro e São Paulo, pela Taça BH de Futebol Júnior.

O representante da FMF também acredita que os jogos preliminares vão promover aumento do público nos estádios. Ele disse, no entanto, que a discussão sobre a volta definitiva dessas partidas não pode ignorar as dificuldades que arenas e clubes possam vir a enfrentar. “O custo das partidas é do clube mandante, e é cobrado um valor muito alto”, salientou.

Administradores de arenas mostram preocupação com gramado

O gerente de Operações da Minas Arena, Severiano Braga, também aprova o retorno do jogos amadores antes das partidas oficiais no Mineirão. No entanto, ele fez algumas ponderações. “É preciso avaliar o volume de jogos que podem ser feitos para não prejudicar os gramados, que não têm a mesma resistência de antigamente”, salientou. Segundo ele, atualmente, os jogadores correm mais que no passado, o que também interfere no gramado. “Teria que ver também a logística do uso de vestiários, o horário de abertura de estádios e como seria a compra de ingressos”, acrescentou.

O gerente de operação da BWA Administração de Arenas (responsável pelo Independência), Helber Gurgel Carneiro, também se mostrou favorável ao retorno das preliminares. Entretanto, ele concordou com o representante da Minas Arena sobre a logística. “Isso nos preocupa”, disse. Helber Carneiro ressaltou, ainda, a questão dos gramados. “A tecnologia atual é completamente diferente de cinco anos atrás. Nossa grama não é comum - é apropriada para um campo de golfe, assentada sobre areia. É preciso cuidado para não danificá-la”, disse. Ele explicou que o gramado é feito dessa forma para que o atleta não sofra nenhum acidente físico. “Nenhum jogador foi afastado por lesão devido à nossa nova grama”, afirmou.

Contratos – O representante da BWA falou, também, sobre os contratos. “As arenas estão ligadas a contratos com Governo do Estado, o que nos obriga a cumprir certas regras. Com a volta dos jogos preliminares, será preciso fazer a revisão do documento”, destacou. “Será necessário, ainda, discutir a periodicidade desses jogos e definir um calendário”, acrescentou.

O superintendente de Programas Esportivos da Secretaria de Estado de Esportes, Aurélio do Amaral Duarte Costa, afirmou que é do interesse de Minas “apoiar a iniciativa” em debate. “Isso valoriza o atleta amador e de base”, acredita. O presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes, também elogiou a proposta e se colocou à disposição para divulgar futuros jogos. “Será bom também para aumentar a audiência em nossas transmissões”, pontuou.

Deputados aprovam volta dos jogos preliminares

O presidente do América Futebol Clube, deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), elogiou a discussão feita durante a reunião. Ele afirmou que é preciso fazer uma lei sobre o assunto. “Se aprovarmos algo sobre o tema, terá que ser cumprido. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) alega que partidas preliminares são proibidas se não houver legislação nesse sentido”, afirmou.

O parlamentar criticou a Minas Arena. “Está na hora de fazer uma prestação de contas, porque é muito caro jogar dentro do Mineirão. Gestores recebem uma fortuna e não fazem a parte deles”, disse. Para o deputado, “poucos são os clubes que conseguem jogar no Mineirão, devido ao alto valor cobrado, e poucos são os torcedores que conhecem o estádio após as reformas".

O deputado Anselmo José Domingos (PTC), presidente da comissão, disse que jogos amadores antes das partidas oficiais vão contribuir para fortalecer o esporte mineiro. “Nosso futebol amador é uma força importante no Brasil”, afirmou. O deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) falou sobre a importância do futebol e do esporte em geral. “A prática contribui para redução da violência”, disse. Os deputados Felipe Attiê (PP) e Antônio Lerin (PSB) também defenderam a volta do futebol amador antes das partidas. “Atrairá mais público”, disse o deputado Felipe Attiê. Já o deputado Antônio Lerin afirmou que a volta das preliminares vai “valorizar os jovens das categorias de base”.

Requerimentos – Todos os deputados presentes na reunião apresentaram um requerimento para que a comissão faça uma visita técnica ao Mineirão, para acompanhar a partida preliminar entre Cruzeiro e São Paulo, neste domingo (12).

A comissão também aprovou uma solicitação do deputado Gilberto Abramo (PRB), que pediu reunião conjunta com a Comissão de Saúde sobre a implementação de políticas públicas de incentivo à atividade esportiva e ao abandono ao sedentarismo, que, para ele, tornou-se um problema de saúde pública.

Consulte o resultado da reunião