Comissão debate situação dos sindicatos do Judiciário de MG
Direitos sociais conquistados historicamente estariam sendo cortados. Reunião é na próxima quinta (9).
03/07/2015 - 12:16A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social vai debater a realidade e os desafios enfrentados pelos sindicatos do Poder Judiciário do Estado, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será na próxima quinta-feira (9/7/15), às 15 horas, no Teatro. O autor do requerimento é o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).
Segundo os sindicatos da categoria, direitos sociais conquistados historicamente, como o pagamento de horas extras e pelo deslocamento em viagens a serviço, estão sendo cortados. Outro problema enfrentado seria o congelamento das carreiras dos servidores.
O deputado Celinho do Sinttrocel disse que o objetivo da reunião é buscar um diálogo entre os sindicatos e o Tribunal e encontrar soluções consensuais para os conflitos existentes. "A audiência pública visa a colaborar na melhoria das relações entre o Poder Judiciário mineiro e as entidades representativas de seus trabalhadores. Acredito que as divergências são normais e devem ser tratadas de forma democrática e com respeito entre as partes”, afirmou.
Foram convidados para reunião: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Jaubert Carneiro Jaques; o presidente da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud – Brasília), Luiz Fernando Pereira Souza; a presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça da 1ª Instância do Estado de Minas Gerais (Serjusmig), Sandra Margareth Silvestrini de Souza; o diretor-geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus/MG), Igor Leandro Teixeira; e o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (Sinjus-MG), Wagner de Jesus Ferreira.