ALMG discute Olimpíadas em visita à Secretaria de Esporte
Comissão quer conhecer preparativos para competições dos Jogos Olímpicos em Belo Horizonte.
30/06/2015 - 16:28 - Atualizado em 30/06/2015 - 18:26A visita do Comitê Olímpico 2016 e a realização de um seminário sobre as Olimpíadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pautaram a discussão realizada nesta terça-feira (30/6/15) pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude na Secretaria de Estado de Esporte. Participaram da visita o presidente da comissão, deputado Anselmo José Domingos (PTC), e o deputado Fábio Avelar Oliveira (PTdoB).
O presidente da comissão falou dos planos de realização de um seminário sobre as Olimpíadas 2016 na Assembleia em novembro, com a presença de membros de delegações que já estarão no Estado treinando. “Seria importante trazermos atletas de destaque para participarem também. Mas precisamos verificar se eles teriam agenda para isso”, ponderou o deputado.
De acordo com o secretário Carlos Henrique, as comitivas que já estão confirmadas são: China, Irlanda, Canadá e Grã-Bretanha. Segundo ele, Minas Gerais é o Estado que receberá maior número de delegações no período que antecede as Olimpíadas. As cidades que hospedarão as delegações são Uberlândia, Juiz de Fora e Belo Horizonte.
O presidente da comissão falou também da possibilidade de levar o Comitê Olímpico 2016 à ALMG com o objetivo de apresentar quais etapas e como serão os Jogos Olímpicos em Belo Horizonte no ano que vem. Segundo o secretário, é provável que essa apresentação aconteça na primeira semana de agosto. “Temos de verificar com o comitê como está a agenda deles”, pontuou.
Mineirão - Além disso, foram discutidos durante a visita assuntos de futuras audiências públicas que serão realizadas pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG, como a ocupação de churrasqueiros no entorno do Mineirão, o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios e a torcida dividida no Mineirão em dias de jogos entre Atlético e Cruzeiro.
O secretário falou ainda dos planos da pasta de criar uma liga mineira de futebol amador, que reuniria, em campeonato, times de todo o Estado; e de fazer uma “Virada Esportiva”, nos moldes da Virada Cultural paulista. “Seriam 24 horas de ações que envolvam diversos tipos de esporte, em espaços públicos e particulares, com práticas noturnas, inclusive”, afirmou.