Deputados vão a Csem conhecer tecnologia solar

O centro é referência nacional na produção de circuitos cerâmicos e paineis solares feitos com substrato orgânico.

26/06/2015 - 15:31

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará uma visita, na próxima quinta-feira (2/6/15), às 10 horas, ao Centro Brasileiro de Inovação e Tecnologia (Csem Brasil), na Avenida José Cândido da Silveira, 2100, Bairro Horto, em Belo Horizonte. A finalidade é conhecer os trabalhos desenvolvidos pela empresa em energia solar. A visita foi solicitada pelo presidente da comissão, Gil Pereira (PP), e pelo deputado Glaycon Franco (PTN).

O Csem Brasil se dedica em duas frentes de pesquisa aplicada: microssistemas cerâmicos e eletrônica orgânica. Conforme informações da empresa, a primeira é uma tecnologia mundialmente conhecida como LTCC (Low Temperature Co-fired Ceramics - cerâmica co-sinterizada a baixas temperaturas). A LTCC é utilizada na fabricação de circuitos eletrônicos complexos em empacotamento hermético. Pode ser usada em setores estratégicos como óleo e gás, mineração, aeroespacial, automotivo, comunicações e defesa.

Já a eletrônica orgânica e impressa é uma tecnologia recente que conjuga materiais orgânicos e técnicas de impressão para produção de eletrônica de baixo custo. O processo industrial (roll to roll) de impressão de células fotovoltaicas (para energia solar) orgânicas em substrato leve, flexível e transparente é indicado a locais e situações onde não é possível, ou economicamente viável, a utilização de células tradicionais.

O centro é o primeiro do país considerado como referência e o único das Américas que produz circuitos cerâmicos com foco não-militar. Os investimento em infraestrutura chegam a aproximadamente R$ 60 milhões.