Abandono de animais no Arrudas será tema de audiência
Comissão de Proteção dos Animais vai cobrar campanhas de conscientização do poder público em debate nesta quinta (2/7).
26/06/2015 - 14:12Debater o abandono de animais às margens do Ribeirão Arrudas, ao longo do perímetro urbano de Belo Horizonte. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará nesta quinta-feira (2/7/15), às 18 horas, no Plenarinho IV. O requerimento para o debate é do deputado Noraldinho Júnior (PSC), que também preside a comissão.
Noraldino Júnior reforça a gravidade do problema e cobra que o poder público invista mais em campanhas de conscientização da população. “O Arrudas é um local de difícil acesso e, infelizmente, muitas vezes, é utilizado para a desova de animais. Por causa do muro no entorno, os animais têm dificuldade de sair do local e acabam morrendo de fome, frio ou mesmo afogados”, lamenta. “Queremos debater na reunião formas de acabar com essa atrocidade. Nesse caso, acredito que campanhas de conscientização sobre a posse responsável e de combate ao abandono são essenciais, mas ainda precisamos de ações mais eficazes do poder público”, completou.
Convidados - Foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e deputado licenciado, Sávio de Souza Cruz; o vice-prefeito, ex-deputado e secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Délio Malheiros; a promotora de justiça e coordenadora do Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef), Luciana Imaculada de Paula; o comandante da Companhia de Polícia Militar do Meio Ambiente, capitão PM Juliano José Trant de Miranda; e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), Nivaldo da Silva.
Também foram convidados o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Humberto Pereira de Abreu Júnior; o gerente da Vigilância Sanitária Municipal de Belo Horizonte, Daniel Vergilino Flores Nunes; o gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Maria do Carmo de Araújo Ramos; o tenente Roger Tauschek Berger Oliveira, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais; e, finalmente, o advogado e protetor independente de animais, Ronaldo Garcia Dias.