Presidente da ALMG participa de cerimônia de posse no TRE
Novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral é o desembargador Paulo Cézar Dias, que ficará no cargo por um ano.
25/06/2015 - 20:30O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, na tarde desta quinta-feira (25/6/15), da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Paulo Cézar Dias, e do novo vice-presidente e corregedor do tribunal, desembargador Geraldo Domingos Sávio. Adalclever compôs a mesa de honra ao lado de outras autoridades, entre elas o governador Fernando Pimentel e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes. A cerimônia foi realizada na antiga sede do TRE-MG, em Belo Horizonte. O presidente e o vice permanecerão no cargo por um ano.
Na ocasião, também foi feita a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha. A medalha foi instituída em 1999, para homenagear anualmente personalidades cujo trabalho tenha contribuído para a valorização da Justiça Eleitoral em Minas Gerais. O nome do patrono é uma homenagem ao ex-presidente do TRE-MG, desembargador Vaz de Mello. O homenageado deste ano, além de ministro do Superior Tribunal de Justiça desde dezembro de 2002, é também ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, desde outubro de 2013.
Ao discursar no ato de posse, o novo presidente do TRE referiu-se à reforma política em curso no Congresso Nacional, manifestando a sua preocupação com a proposta de unificação das eleições, o que, segundo ele, causaria enorme impacto ao sistema e à Justiça eleitoral, além de prejudicar as eleições municipais, que perderiam espaço para as majoritárias. Embora a proposta não tenha passado na Câmara dos Deputados, o debate continua, disse ele, pois a matéria ainda será analisada pelo Senado. O novo presidente também se propôs a garantir a lisura do pleito, a isonomia entre os candidatos e a assegurar o combate ao caixa 2 de campanha, às fraudes e à propaganda ilícita.
Em entrevista à imprensa, o desembargador Paulo Cézar Dias também manifestou a sua intenção de cumprir a meta proposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o Estado de Minas Gerais, que é a de cadastrar seis milhões de eleitores pelo sistema biométrico até maio de 2016, quando se encerra o prazo para o cadastramento eleitoral, e defendeu um espaço maior para as mulheres na política.
Currículos - O novo presidente do TRE-MG é natural de Pocrane, na região do Vale do Rio Doce. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas, onde se graduou em 1974, é especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em 2003, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e, em junho de 2014, tomou posse no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais como vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Ingressou na magistratura em 1982.
O vice-presidente/corregedor empossado, desembargador Geraldo Domingos Coelho, é natural de Guanhães, também no Vale do Rio Doce. Foi promovido ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado em março de 2005. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tomou posse como membro substituto da Corte Eleitoral mineira em fevereiro de 2014. Foi também juiz do Tribunal de Justiça Desportiva, entre 2000 e 2001.