Após visita às instalações do canil, a comissão se reuniu com o prefeito de Barbacena, para que a prefeitura continue com os repasses

Comissão de Proteção aos Animais visita canil em Barbacena

Local é mantido por doações da comunidade e associação. Prefeitura teria interrompido repasses há quatro meses.

25/06/2015 - 20:52 - Atualizado em 26/06/2015 - 11:16

A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou visita nesta quinta-feira (25/6/15) ao canil da Associação Barbacenense Protetora dos Animais (ABPA), que fica no distrito de Colônia Rodrigo Silva, em Barbacena (Região Central do Estado). Antes da visita, o presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), reuniu-se com o secretário municipal de Saúde de Barbacena, José Orleans da Costa, responsável pela área, para esclarecimentos.

Segundo José da Costa, o canil é mantido pela associação por meio de doações, mas há uma parceria estabelecida com a prefeitura para o repasse de recursos, com o objetivo de construir uma clínica de castração de animais e ampliar as instalações do local. No entanto, o repasse parou de ser feito há quatro meses. “Além disso, a Justiça determinou a construção de um novo canil, que ficaria localizado na área da usina de reciclagem da cidade, próxima à BR-265. No entanto, os protetores dos animais são contrários a isso”, pontuou.

Representante da ABPA, a vereadora Vânia Castro explicou que a prefeitura tem um laudo técnico que comprova que o local onde o novo canil seria construído não é insalubre, porém a entidade prefere que as instalações sejam concluídas onde elas já se iniciaram. “Queremos que a prefeitura nos apoie nas obras que iniciamos com esforço próprio e doações da comunidade. Atendemos cerca de 200 animais e queremos ampliar isso, oferecendo a castração, que trará benefícios para a saúde dos animais e evitará abandonos”, defendeu.

Após visita às instalações, o deputado Noraldino Júnior manifestou apoio à iniciativa da associação, tendo em vista que as obras de reforma do canil e construção da clínica já estão bastante adiantadas. “Considero fundamental implementarmos um programa de castração, tendo em vista que temos uma estimativa de 7 mil cães abandonados nas ruas do município”, disse o parlamentar. O parlamentar levou a demanda ao prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, que concordou com o seu osicionamento. “Considero muito importante a presença da comissão aqui e vou trabalhar para que os repasses sejam retomados e a obra prossiga”, concluiu o prefeito.