Programa Geração Especial vai tratar da prevenção às drogas
Atração da TV Assembleia vai ao ar ao vivo nesta quinta (25), primeiro dia do ciclo de debates sobre esse assunto.
23/06/2015 - 11:33A experiência de três jovens que mergulharam no mundo das drogas e hoje estão em reabilitação no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq), que funciona em Lagoa Santa (Região Metropolitana de Belo Horizonte), é o tema de uma das reportagens que serão exibidas pelo programa Geração Especial, da TV Assembleia, que vai tratar da prevenção ao uso de drogas. O programa vai ao ar ao vivo nesta quinta-feira (25/6/15), às 9h30, e faz parte da programação do Ciclo de Debates Política sobre Drogas e a Juventude: Prevenção, o "x" da questão, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Participam do programa o deputado Antônio Jorge (PPS), que preside a Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas da ALMG; o psicólogo Jairo Stacanelli; o arte-educador da ONG Terra Santa, o grafiteiro Paulo Henrique Terra, mais conhecido como "Terrinha"; e mais de 130 alunos de escolas públicas da Capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Geração Especial vai ser gravado no Teatro da Assembleia, para acomodar um número maior de participantes. A ideia é permitir que os estudantes façam perguntas e esclareçam as dúvidas com os especialistas. Outra novidade desse programa especial é a produção dos cenários, especialmente grafitados pela equipe da ONG Terra Santa. A trilha sonora do programa será feita pela cantora de hip hop Zaika dos Santos, que se apresenta acompanhada do DJ Edd VSD.
O Geração vai exibir também reportagens especiais. Além da história dos jovens em reabilitação, outra reportagem mostra o trabalho dos grafiteiros que confeccionaram os painéis especialmente para o programa. Os monitores integram a ONG Terra Santa e são moradores de áreas dominadas pelo tráfico de drogas. Eles contam que a experiência com o grafite e com os projetos sociais desenvolvidos pela ONG lhes permitiu descobrir o valor da educação, do respeito ao próximo e da vida longe das drogas.