Comissão debate projetos da Ciência e Tecnologia
Parlamentares discutirão planos futuros da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
19/06/2015 - 17:46Conhecer e discutir o panorama da política de tecnologia e inovação do Estado, bem como os projetos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esses são os objetivos de reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia que acontece na próxima quinta-feira (25/6/15), às 9h30, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O autor do requerimento que deu origem à reunião é o presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT).
De acordo com o parlamentar, “a economia do Estado é atualmente baseada no setor primário e Minas Gerais tem o grande desafio de propiciar condições para que a política de inovação avance e possamos agregar valor aos nossos produtos”. Segundo ele, o Estado não tem uma política efetiva de estímulo à inovação e desenvolvimento tecnológico, já que boa parte de seu Produto Interno Bruto (PIB) é proveniente do agronegócio. Dessa forma, é preciso estudar de que maneira isso será feito. “Basicamente vamos discutir quais políticas a serem adotadas e, a partir do que será investido, o que será feito”, acrescentou.
Convidados – Foram chamados a participar da reunião o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa da Silva Júnior; o secretário de Estado-Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vinícius Barros Rezende; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela; o presidente do Instituto Inovação, Paulo Renato Cabral; o diretor da Superintendência de Inovação Tecnológica, Roberto Rosenbaum; a coordenadora do Sistema Mineiro de Inovação, Silvana de Araújo Marques Braga; o diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Waldemar Augusto de Almeida Macedo; e o assessor de Planejamento e Qualidade do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), Sérgio Almeida Cunha Filgueiras.