Reunião na cidade da Zona da Mata será na quinta-feira (25)

Transporte de cargas em Juiz de Fora será tema de audiência

Parlamentares vão até o município para debater os impactos da passagem da linha férrea no perímetro urbano.

16/06/2015 - 11:50

Os impactos da linha férrea de transporte de cargas que atravessa Juiz de Fora (Zona da Mata) será tema de debate na quinta-feira (25/6/15). Os deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estarão no município para audiência pública sobre o tema. A reunião está marcada para às 10 horas, na Câmara Municipal (Rua Halfeld, 955/ Centro).

De acordo com a assessoria do deputado Noraldino Júnior (PSC), autor do requerimento para a audiência, a passagem da linha pelo perímetro urbano gera uma série de problemas no trânsito e na segurança. Segundo informações da assessoria, o transporte de cargas paralisa a cidade por, no mínimo, duas horas diárias. Seriam 30 comboios em 24 horas.

Na região central, o principal impacto da movimentação férrea seria as complicações do trânsito. Em outros locais, como na zona norte da cidade, ainda seriam enfrentados problemas com segurança, já que assaltos a carros que param para esperar a passagem dos trens estariam sendo recorrentes. As passarelas de pedestres também estariam abandonadas, mas segundo a assessoria, esse problema já começou a ser resolvido pela concessionária.

Ainda segundo a assessoria do parlamentar, é necessário trabalhar para construir um anel ferroviário para retirar a linha do perímetro urbano.

Convidados – Foram chamados para participar da audiência o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Rodrigo Cabreira de Mattos; o secretário Municipal de Transportes e Trânsito de Juiz de Fora, Rodrigo Mata Tortoriello; o comandante da 15ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM José Geraldo de Lima; o representante da MRS Logística, Sérgio Henrique Carrato; e o sócio/voluntário da ONG Amigos do Trem, Maurício Lima Corrêa. Também os parlamentares da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG foram convidados.