ALMG homenageia os 300 anos de Pitangui
Reunião Especial de Plenário comemorou o aniversário da cidade histórica da Região Central do Estado.
15/06/2015 - 12:30A cidade de Pitangui (Região Central do Estado) foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na noite desta sexta-feira (12/6/15), durante Reunião Especial de Plenário. A solenidade fez parte das comemorações de 300 anos do município, completados na terça-feira (9), e o prefeito da cidade, Marcílio Valadares, foi agraciado com uma placa comemorativa. A homenagem foi solicitada pelo deputado Inácio Franco (PV).
O parlamentar ressaltou que a ALMG abre suas portas para homenagear “a cidade que orgulha os mineiros e que escreveu, com o espírito de luta, a determinação e a bravura de sua gente, uma das mais belas páginas da história do Estado”. Para ele, “comemorar essa data é reconhecer a valorosa contribuição de Pitangui na luta contra as injustiças, pela liberdade e pelos valores que ajudaram a construir o Estado e o País”.
O prefeito Marcílio Valadares agradeceu a homenagem e disse que Pitangui está vivenciando um mês de junho com intensas comemorações. O deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) também reafirmou a importância da homenagem ao tricentenário de Pitangui.
História – Descoberta por bandeirantes paulistas chefiados por Bartolomeu Bueno da Siqueira, Pitangui foi a sétima vila criada em Minas Gerais, em 1715, e elevada à categoria de cidade em 1855. O município também é conhecido por ser berço de políticos como Gustavo Capanema, ministro da Educação responsável pela criação do Instituto do Patimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e dos cursos superiores de Jornalismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física e Arquitetura e Urbanismo.