Encontro resgata memória do Poder Legislativo
Café com Memórias marca abertura de semana para fomentar a preservação da história da ALMG.
15/06/2015 - 19:12Um encontro de diferentes gerações em torno de imagens antigas marcou o Café com Memórias, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (15/6/15), como parte da Campanha de Identificação de Fotos que vem sendo realizada pela instituição no Facebook. Durante o evento, novos personagens foram reconhecidos e outros tiveram a identificação contestada. A reunião, em forma de mesa redonda, trouxe novas contribuições para o inventário dessa coleção de imagens. Mas, foi também um momento lúdico, um encontro de memórias de ex-parlamentares e de diferentes gerações de servidores.
O evento abriu a Semana Fotos e Memórias, que busca fomentar o resgate, a preservação e a divulgação da memória do Legislativo, como parte da campanha desenvolvida no Facebook. A atividade prossegue, a partir desta terça (16), com a Exposição de Identificação de Fotos, no Hall Administrativo da ALMG. Cem imagens, individuais ou agrupadas, ficarão expostas até sexta-feira (19) e poderão ser vistas e identificadas das 8h30 às 18h30.
Durante o café, foram expostas dez fotos já postadas na rede social. Tiveram a oportunidade de exercitar a memória e ajudar a contar a história de algumas daquelas imagens personagens como os ex-deputados João Navarro, 88 anos, que foi presidente da Assembleia, e Domingos Lana, 92. Também participaram do evento o ex-deputado Emílio Gallo e o ex-diretor-geral da ALMG, Antônio Geraldo Pinto.
“Isso é uma maravilha”, frisou João Navarro. Para ele, outras histórias da ALMG também precisam ser contadas, mesmo sem o registro fotográfico. Antônio Geraldo, que se identificou em uma das fotos, salientou a dificuldade em reconhecer rostos familiares. “Passamos anos trabalhando, falamos mil vezes com um deputado. E aí vemos o rosto e dá um branco. O nome só vem depois”, frisou. Já Domingos Lanna comemorou a ideia de restabelecer uma memória antiga da Casa e “preservá-la para o futuro”.
Na mesa do evento estavam o jornalista Manoel Guimarães, ex-servidor da ALMG, a historiadora Valentina Somarriba, da Gerência-Geral de Documentação e Informação (GDI), o consultor da ALMG Caio Duílio Borelli e o assessor da Minoria, Jorge Caixêta. Todos são membros do grupo “Fotos Históricas da Assembleia de Minas”, que já identificou aproximadamente 250 pessoas em 84 fotos, desde o lançamento da campanha, em dezembro de 2014. No café, eles comentaram também o contexto de algumas imagens e curiosidades sobre as pessoas fotografadas.
O gerente-geral da GDI, Nilson Vidal Prata, comemorou a confraternização entre os membros do grupo e antigos servidores e parlamentares. “Quando recebemos esse acervo ficamos surpresos por ver tantas imagens e nos sentimos impotentes para identificá-las.”, lembra. A Campanha de Identificação de Fotos, segundo ele, veio dar respostas para o problema e ajudar a resgatar essa memória do Legislativo mineiro.