Aumento da energia para irrigantes será tema de reunião

Os impactos das variações tarifárias para os produtores rurais serão tema de audiência pública nesta quarta-feira (17).

12/06/2015 - 15:17 - Atualizado em 15/06/2015 - 18:12

Os impactos do aumentos na tarifa de energia elétrica para os irrigantes do Norte de Minas serão tratados em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (17/6/15). A reunião será às 10 horas, no Plenarinho III, e foi solicitada pelo deputado Gil Pereira (PP), presidente da comissão.

Segundo o parlamentar, o objetivo da reunião é debater maneiras para reduzir o custo da energia para a agricultura irrigada no semiárido mineiro. De acordo com informações do seu gabinete, alguns produtores rurais reclamam de aumento de até 80% na tarifa de energia elétrica somente neste ano, conforme variáveis como horário de consumo, potência utilizada nos sistemas de aspersão e a bandeira vermelha aplicada.

Esse aumento no preço da energia pode levar à queda da produção agrícola no Norte de Minas e à inviabilização dos empreendimentos, com a consequente perda de postos de trabalho. A região conta com os perímetros de irrigação de Jaíba e Pirapora, além de Gorutuba (em Janaúba e Nova Porteirinha). Ao todo, são cerca de 50 mil hectares de agricultura irrigada em estabelecimentos privados e outros 25 mil hectares em perímetros públicos de irrigação na região.

​Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir de Araújo Rôso Filho; e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o presidente da Cemig, Mauro Borges; a diretora-presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna; o vice-presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Ricardo Quadros Laughton; o presidente da Associação dos Irrigantes do Norte de Minas, Orlando Machado Pinto; o gerente regional da Emater-MG, Ricardo Peres Demicheli; o gerente executivo do Distrito de Irrigação de Jaíba, Marcos Braga Medrado; o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto; o presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos; o presidente da Confederação Nacional dos Bananicultores, Dirceu Colares Moreira; o presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas, Saulo Bresinski Lage; o presidente da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora, Heroyki Shirado; e o secretário executivo da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora, Nadson Alexandre Alves Martins.