Circuito da Praça da Liberdade será tema de audiência
Deputados querem discutir nesta quinta (18) mudanças na gestão e no funcionamento de equipamentos culturais do circuito.
12/06/2015 - 13:19A suspensão das visitas ao Palácio da Liberdade e as condições de conservação, gestão e funcionamento dos prédios públicos que integram o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, serão tema de audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será na próxima quinta-feira (18/6/15), às 9h30, no Plenarinho III.
Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade é composto por equipamentos como museus e bibliotecas gerenciados pelo governo estadual e pela iniciativa privada. Com a posse do novo governo no início deste ano, foram feitas algumas alterações no circuito, como a suspensão das visitas ao Palácio da Liberdade, que deixaram alguns setores insatisfeitos.
A atual administração tem apontado para má conservação dos prédios geridos pelo Estado e pela falta de estrutura de pessoal e material para o funcionamento adequado dos espaços. Esses teriam sido os motivos de algumas das alterações na gestão do circuito. Todas essas questões devem ser discutidas na reunião, que foi requerida pelos deputados Lafayette de Andrada (PSDB) e João Alberto (PMDB)
Convidados – Foram convidados a participar da audiência pública o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araúja Santos; o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Souza Machado; o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Michele Abreu Arroyo; a superintendente Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/ MG), Celia Maria Corsino; a curadora do Palácio da Liberdade, Hélvia Telles de Almeida Vorcaro; o gerente-geral do Centro Cultural Banco do Brasil/Belo Horizonte, Carlos Nagib Nunes Monteiro; o vereador do município de Belo Horizonte, Arnaldo Godoy; o professor adjunto da Escola de Arquitetura da UFMG e ex-presidente do Iepha/MG, Flávio de Lemos Carsalade; a ex-secretária de Estado de Cultura e diretora do Santa Rosa Bureau Cultural, Maria Eleonora Santa Rosa; e o ex-curador do Palácio da Liberdade e diretor da Magnetoscópio Produções, Marcello Dantas.