Educação campesina será debatida em audiência na Assembleia

Comissão avaliará nesta segunda-feira (15) desafios e perspectivas da educação para o campo em Minas Gerais.

12/06/2015 - 15:27

Discutir os aspectos, desafios e as perspectivas da educação no campo em Minas Gerais, abordando, entre outras questões, merenda, transporte escolar, novas tecnologias de ensino e formação dos professores. Esse é o propósito da audiência pública que a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará nesta segunda-feira (15/6/15), a partir das 14 horas, no Plenarinho I, atendendo a requerimento de seu presidente, deputado Paulo Lamac (PT).

A reunião contará com a participação de representantes de órgãos públicos e de diversos movimentos sociais que compõem a Comissão Permanente de Educação do Campo, criada pelo Decreto Estadual 46.218, de 2013, com o objetivo de propor diretrizes operacionais para a educação no campo, tendo em vista as especificidades da cultura rural e das populações que residem nessas regiões. A comissão ainda realizará 11 fóruns regionalizados, visando a conhecer a realidade dos municípios do Estado. Esses encontros têm o propósito de garantir ampla participação da sociedade e dos movimentos sociais, associações e instituições voltadas para a educação.

O deputado Paulo Lamac alerta que os resultados da audiência pública contribuirão para elaboração do Plano Estadual de Educação, que tem duas frentes de trabalho, uma no Executivo, que apresentará projeto de lei sobre o tema; e a outra no Legislativo, por meio do trabalho que tem sido conduzido pela Comissão de Educação. “É preciso ter a clareza de que termos uma educação do campo que prepare as pessoas não é custo, é um investimento e uma necessidade”, afirma o parlamentar.

Convidados – Para a audiência desta segunda (15) foram convidados a superintendente de Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação, Sônia Maria Roseno; e a diretora de Temáticas Especiais da mesma Secretaria, Alcione Silva; o subsecretário de Agricultura Familiar e o superintendente de Infraestrutura Rural da Subsecretaria de Agricultura Familiar, ambos órgãos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, respectivamente Ronaldo Carvalho e José Antônio Ribeiro; o vice-presidente da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), Gildázio Alves dos Santos; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva.

Também foram convidados o diretor de Cidadania no Campo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Aldenir Vianna Pereira; o secretário-executivo da Associação Mineira das Escolas das Famílias Agrícolas (Amefa), Idalino Firmino dos Santos; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais, Maria Cristina Dias Barbosa; o titular do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado (Cedraf), Thiago Maia; a presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, Sandra Maria da Silva Andrade; e a representante do Setor de Educação Setorial do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Terezinha Sabino de Souza.