Saúde de usuárias de crack motiva audiência na Assembleia
Comissão debaterá nesta terça-feira (16) vulnerabilidade social e os riscos às mulheres usuárias de drogas no Estado.
12/06/2015 - 15:06A Comissão de Prevenção e Combate ao uso do Crack e outras drogas realizará audiência pública para debater a situação de vulnerabilidade social e os agravos à saúde específicos da mulher usuária de crack. A reunião, requerida pelos deputados Antônio Jorge (PPS), presidente da Comissão; Missionário Márcio Santiago (PTB), Léo Portela (PR), Leandro Genaro (PSB) e pela deputada Ione Pinheiro (DEM) será realizada nesta terça-feira (16/6/15), a partir das 16 horas, no Plenarinho III.
Única mulher integrante da comissão, a deputada Ione Pinheiro destaca a importância desta discussão centrada na realidade das mulheres vitimadas pela droga. Para ela, é preciso unir forças para combater este tentáculo que o crack tem lançado sobre as mulheres, atingindo inclusive gestantes. “Temos uma grande preocupação com o aumento do número de mulheres dependentes do crack. Há índices preocupantes que revelam o crescimento de usuárias, inclusive grávidas, aprisionadas nesse vício. Nosso esforço tem sido no sentido de reunir os mais diversos atores para que, juntos, encontremos caminhos viáveis para a construção de políticas públicas e ações mais efetivas que abracem e auxiliem essas mulheres vítimas da droga”, alerta a deputada.
Convidados – A audiência tem como convidados o secretário municipal de Segurança Pública de Betim, Luis Flávio Sapori; o subsecretário de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Rafael Miranda Alves Pereira; a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde, Marta Elizabete de Souza; a secretária adjunta de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marília de Azevedo Jannotti Guerra; o coordenador clínico do Centro de Atendimento e Proteção a Jovens Usuários de Tóxicos, Musso Greco; a conselheira do Conselho Municipal Antidrogas, Soraya Romina Santos; o presidente do Grupo Vhiver, Valdecir Buzon; a terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Capad II) de Oliveira (Centro-Oeste), Petrina Carvalho de Oliveira; e a coordenadora e psicóloga do Consultório na Rua da Casa Viva, Tatiana de Oliveira Pereira Tavares.