Indicados a cargos no Executivo serão sabatinados na ALMG
Comissões Especiais farão na terça (16) arguição de indicados para diretoria colegiada da Arsae e presidência da Faop.
12/06/2015 - 12:48Dois indicados pelo governador a cargos no Executivo serão sabatinados nesta terça-feira (16/6/15) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão Especial que analisa a indicação do próximo membro da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae-MG) irá realizar sabatina com o profissional indicado, Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso, às 10 horas, no Plenarinho III. Após a arguição pública, a comissão emite um parecer sobre a indicação, que segue para discussão e votação em turno único no Plenário.
Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Análise Ambiental pela mesma instituição. Ocupou o cargo de diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto de São João del-Rei (Damae); atuou como professor universitário no Instituto Presidente Tancredo Neves, também em São João del-Rei (Central); e foi consultor ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), onde atuou no licenciamento ambiental de hidrelétricas e linhas de transmissão. Ele foi ainda consultor ambiental na empresa de consultoria Ecodinamica Ltda., com atuação em vários projetos de gestão ambiental em hidrelétricas, e, por fim, elegeu-se prefeito de Prados (Central) e presidiu o Consórcio do Samu de Barbacena (Central). A Arsae-MG é uma autarquia que tem como missão fiscalizar e orientar a prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, buscando a universalização do atendimento e a qualidade dos serviços, em benefício da saúde pública e em compromisso com o meio ambiente.
Faop - Também na terça (16), mas a partir das 16 horas, no Plenarinho IV, a indicada ao cargo de presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Júlia Amélia Mitraud Vieira, será sabatinada pela Comissão Especial também constituída para este fim. Bacharel em Tradução e com licenciatura em Letras, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Júlia Vieira foi secretária municipal de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Central), onde também exerceu o cargo de diretora de Turismo. Foi ainda gerente comercial e gerente executiva do Centro de Artes e Convenções da Ufop e diretora do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Ufop. A indicada atuou ainda em várias funções ligadas ao Festival de Inverno de Ouro Preto, em várias edições, como coordenadora executiva em 2012 e 2013, e, por fim, coordenadora de hospedagem do Fórum das Letras, de 2005 a 2009.
Criada em 1968, a missão da Faop foi, desde o início, oferecer um espaço para a produção e o estudo da arte. A instituição disponibiliza um leque variado de cursos, entre eles o de formação de conservadores e restauradores, que se tornou o primeiro curso técnico na área reconhecido pelo Ministério da Educação. A Fundação atua por meio de políticas públicas, parcerias sociais, comunitárias e educativas, realizando ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea em seus mais diversificados suportes e linguagens. Para tanto, possui quatro casas do século XIX em Ouro Preto: o Complexo Cultural Casa Bernardo Guimarães, o Núcleo de Arte, o Núcleo de Conservação e Restauração e o Núcleo de Ofícios.