No Expominas, os deputados da Comissão de Turismo visitaram o pavilhão, o foyer, o acesso ao metrô e a arena multiuso

Deputados visitam espaços de eventos da Capital

Objetivo foi avaliar estrutura e conhecer demandas do Expominas e do Minascentro.

08/06/2015 - 11:57 - Atualizado em 08/06/2015 - 12:14

Como desdobramento da audiência pública realizada pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo no mês de abril, os deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB) e Roberto Andrade (PTN) visitaram, na manhã desta segunda-feira (8/6/15), os dois principais centros de convenções de Belo Horizonte: Expominas e Minascentro. O objetivo da atividade foi conhecer os espaços administrados pela estatal Prominas e avaliar suas estruturas para incrementar o turismo de negócios e eventos da Capital.

No Expominas, os deputados visitaram o pavilhão, o foyer, o acesso ao metrô e a arena multiuso, que está desativada desde janeiro de 2014 devido a um incêndio na parte elétrica. Segundo o presidente da Prominas, Fernando Cabral, as obras de recuperação do local estão em fase inicial, com o canteiro de obras sendo instalado.

No Minascentro, os parlamentares visitaram os auditórios e o grande teatro. O presidente da Prominas, Fernando Cabral, disse que existem 40 licitações em andamento para reformar setores do espaço, incluindo pisos, cadeiras e cortinas. De acordo com ele, o objetivo é de que em quatro meses seja apresentado outro cenário, para evidenciar o potencial turístico e de negócios de Belo Horizonte.

Segundo o presidente da comissão e autor do requerimento para as visitas, deputado Antônio Carlos Arantes, o objetivo foi dar segmento à audiência pública realizada pela comissão, para conhecer os espaços públicos e privados de Belo Horizonte, ouvir sugestões e se inteirar sobre os problemas desses locais. “Temos espaços muito bons, bem localizados, mas precisam de reparos para continuar promovendo excelentes eventos no Estado”, disse.

Para o deputado Roberto Andrade, também autor do requerimento da atividade desta segunda-feira (8), o objetivo da comissão é ajudar a política de governo a incrementar o turismo no Estado. Ele afirmou que irá, ainda na tarde desta segunda (8), visitar o secretário de Turismo para sugerir ao governo do Estado alterações na legislação que incrementem os espaços de eventos em Minas Gerais e na Capital. A visita da Comissão de Turismo à secretaria está agendada para as 14 horas.

Sobre os locais

O Expominas tem uma área de 72 mil m² de área construída, com três pavilhões integrados, de 5,5 mil m² cada um, que podem ser customizados, além de uma arena multiuso com 2.630 m², um centro administrativo, auditório, praça de alimentação, 24 salas de conferência, apoio e reunião, um amplo foyer, passarelas de acesso ao metrô e jardins externos.

Oferece climatização e tratamento acústico em todos os seus ambientes. Possui estacionamento com capacidade para 2,2 mil veículos, além de modernos sistemsa de energia, controle e comunicação, além de aparato de combate a incêndio. Conta ainda com postos eletrônicos de atendimento bancário, além de uma equipe de apoio para prestar assistência a qualquer tipo de dificuldade envolvendo a montagem e realização dos eventos.

O Minascentro foi criado em 1981 para sediar o encontro das artes, cultura, indústria, comércio, ciência e turismo. Sua inauguração oficial se deu em 15 de março de 1984, durante o governo Tancredo Neves. Localizado no Centro de Belo Horizonte, o espaço dispõe de uma completa infraestrutura de serviços, que permite a realização dos mais diferentes tipos de eventos: das grandes feiras e eventos científicos às apresentações artísticas, pequenas convenções e reuniões executivas.

Em seus mais de 33 mil m², o Minascentro pode receber até três grandes eventos simultâneos. Está equipado com vários auditórios e salas para reuniões e apoio logístico. Além da infraestrutura, conta com uma equipe de apoio necessário para a promoção de feiras, negócios e eventos.