Comissão analisa indicação para diretoria da Arsae-MG

Arguição pública de Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso será na quinta-feira (11).

03/06/2015 - 12:48

A Comissão Especial que analisar a indicação de Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso como membro da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae-MG) se reúne na próxima quinta-feira (11/6/15) para proceder à arguição pública do indicado. A reunião acontece às 10 horas, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Análise Ambiental pela mesma instituição. Entre 2013 e 2014 ocupou o cargo de diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto de São João del-Rei (Damae). Atuou como professor universitário no Instituto Presidente Tancredo Neves em São João del-Rei, entre 2003 e 2006; foi consultor ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), onde atuou, entre 2001 e 2004, no licenciamento ambiental de hidrelétricas e linhas de transmissão; e foi consultor ambiental na empresa de consultoria Ecodinamica Ltda., com atuação em vários projetos de gestão ambiental em hidrelétricas, entre 1999 e 2001.

Ele ainda foi prefeito de Prados (Região Central do Estado), no período de 2005 a 2012, e também presidente do Consórcio do Samu de Barbacena entre 2010 e 2012.

Em justificativa enviada pelo governador Fernando Pimentel, o indicado possui “qualificação acadêmica e profissional com atuação relevante em instituições públicas e privadas, preenchendo, assim,todos os requisitos” para ocupar o referido cargo.

A Arsae-MG é uma autarquia que tem por finalidade de fiscalizar e orientar a prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, buscando a universalização do atendimento e a qualidade dos serviços, em benefício da saúde pública e em compromisso com o meio ambiente.

O relator da indicação é o deputado Cristiano Silveira (PT). Após a sabatina, a comissão emite um parecer sobre a indicação, que posteriormente segue para discussão e votação em turno único no Plenário.