Comissão de Saúde discute acesso a medicamento de alto custo
Parlamentares estão preocupados com a demora na distribuição desses remédios a pacientes do SUS.
29/05/2015 - 12:14A dificuldade de acesso aos medicamentos distribuídos pelas Farmácias de Alto Custo será tema de audiência pública, nesta quarta-feira (3/6/15), da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), a reunião está marcada para as 9 horas, no Plenarinho II.
Segundo o parlamentar, o tempo médio de espera por um medicamento de alto custo em Minas Gerais varia de 60 a 90 dias, problema que se agravou neste ano. “Entendemos que Minas Gerais está apresentando um sistema falho e inseguro de armazenamento, gerenciamento de avaliação nas auditorias dos processos de liberação e consequente retardo no prazo de entrega”, avalia.
Convidados - Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Saúde, promotor Gilmar de Assis; o procurador regional dos direitos do cidadão do Ministério Público Federal, Edmundo Antônio Dias Netto Junior; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert José Almeida Carneiro; o presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Luis Cláudio da Silva Chaves; o presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Gustavo Lamego de Barros Costa; e os presidentes das ONGs EncontrAR, Priscila Torres da Silva; Grupo Otimismo, Carlos Varaldo; Grupar-RP, Ana Lúcia Silva Marçal; e Arur, Nilma Rodrigues de Oliveira.