Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 28/5/15
Reajuste para servidores da educação, crise ecônomica e reforma política foram alguns temas abordados pelos deputados.
28/05/2015 - 19:40Educação
O deputado Professor Neivaldo (PT) abordou aspectos relacionados à educação pública no Estado. Ele parabenizou o governo pela iniciativa do projeto de lei que trata da política remuneratória das carreiras da educação. "O Governo Pimentel inicia um novo ciclo em Minas Gerais, com respeito não somente aos professores, mas a todos os trabalhadores do setor", destacou, ressaltando a conquista do piso salarial nacional. O parlamentar lamentou ainda que a administração anterior tenha deixado 75% das escolas públicas sucateadas. Professor Neivaldo ainda chamou a atenção para a necessidade de melhorias urgentes no Ipsemg. Em aparte, o deputado Paulo Lamac (PT) apoiou as declarações do colega, criticando a falta de investimentos em educação nos últimos anos. Também em aparte, o deputado Cristiano Silveira (PT) reafirmou pronunciamento recente dando conta de que Minas é pentacampeã no Brasil em desmatamento da Mata Atlântica, conforme atlas produzido pelo Inpe.
AMM
O deputado Bosco (PTdoB) destacou o papel desempenhado pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Ele afirmou que a entidade possui grande importância no auxílio às prefeituras, que sofrem com a falta crônica de recursos. O parlamentar parabenizou ainda a atuação do ex-presidente da AMM e prefeito de Barbacena (Região Central do Estado), Toninho Andrada, e do atual dirigente da instituição e prefeito de Pará de Minas (Região Central), Antônio Júlio, ambos ex-deputados estaduais. Bosco também elogiou homenagem feita pela Fiemg ao presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro, que, como o parlamentar, é de Araxá (Alto Paranaíba). O deputado também chamou a atenção para a necessidade de revitalizar os distritos industriais e, por fim, pediu que o governador cumpra compromisso para a implantação de planta de amônia em Uberaba (Triângulo Mineiro). Em apartes, os deputados Gustavo Corrêa (DEM) e Rogério Correia (PT) apoiaram as declarações de Bosco.
Vale do Aço
A deputada Rosângela Reis (Pros) fez alerta sobre a situação econômica do Vale do Aço, em especial com relação à Usiminas. Ela lembrou que vem clamando por medidas preventivas do poder público desde 2008, início da crise econômica internacional, explicando que os problemas enfrentados pela companhia podem afetar de maneira significativa as famílias que moram na região. Segundo ela, a Usiminas deve desligar em breve dois alto fornos, reduzindo a produção. "Não houve empenho em desenvolver planos de sustentação econômica e social aos municípios", explicou. Em aparte, o deputado Dirceu Ribeiro (PHS) defendeu proposta que apresentou para proteger os servidores públicos atingidos pela inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007. Também em aparte, o deputado Rogério Correia convocou os profissionais da educação a participarem da reunião da Comissão de Constituição e Justiça que discutirá projeto de reajuste para a categoria.
Reforma política
O deputado Antônio Jorge (PPS) lamentou o que ele classificou como os “descaminhos da reforma política”, em discussão no Congresso, matéria que, segundo ele, ganhou “contornos desastrosos que traíram a opinião pública”. “Não haverá sobreviventes na frustração da população e o Congresso será a primeira vítima”, afirmou. Ele criticou ainda a atitude dos demais partidos, enquanto a legenda a qual é filiado se manteve fiel aos princípios de combate à “cultura da corrupção”. O parlamentar também chamou a atenção para o problema do financiamento privado de campanhas. "Nós todos sabemos que a empresa não faz doação, e sim um investimento", alertou. Em aparte, o deputado Rogério Correia criticou a omissão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em outro aparte, o deputado João Leite (PSDB) também apoiou as declarações do colega. Por fim, o deputado João Vítor Xavier (PSDB) ponderou que, independentemente do desfecho da reforma política, ao menos o assunto está sendo debatido pela sociedade.
Reivindicações
O deputado Glaycon Franco (PTN) destacou o bom andamento de várias demandas apresentadas ao Executivo que beneficiarão o Alto Paraopeba e Vale do Piranga, sua área de atuação no Estado. Ele agradeceu ao governador especialmente por medidas que reforçam o trabalho do Corpo de Bombeiros em Conselheiro Lafaiete (Região Central do Estado). O parlamentar ressaltou ainda a necessidade de ajustes na destinação dos recursos arrecadados com a taxa de incêndio. Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) chamou a atenção para a falta de recursos também em batalhões dos bombeiros em Belo Horizonte e Contagem (RMBH). Também em aparte, o deputado Rogério Correia reafirmou a necessidade de revisão da aplicação dos recursos da taxa de incêndio, que nos últimos anos foi desvirtuada, ao seguir para o caixa único do Estado. O deputado Wander Borges (PSB), em último aparte, sugeriu promover seminário sobre o marco regulatório das organizações da sociedade civil.
Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.