Problemas estruturais em viadutos da Pedro I serão debatidos

Comissão que vai discutir as falhas nas obras se reúne na terça (26), às 15 horas, no Auditório.

22/05/2015 - 14:26 - Atualizado em 22/05/2015 - 18:15

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater as falhas técnicas apresentadas nos viadutos construídos na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte, e os transtornos causados aos moradores da região. A audiência para discutir o assunto está marcada para a próxima terça-feira (26/5/15), às 15 horas, no Auditório, e foi solicitada pelo deputado Gilberto Abramo (PRB).

A motivação para se discutir o assunto vem dos problemas que têm sido constatados nas estruturas de sustentação de viadutos construídos na Avenida Pedro I. Em julho do ano passado, o Viaduto Batalha dos Guararapes desabou em virtude de falhas na obra, o que provocou a morte de duas pessoas. Neste ano, novos problemas foram verificados, dessa vez no Viaduto Gil Nogueira. Apesar da descoberta de um deslocamento de 2,5 centímetros na estrutura da obra, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) e a Defesa Civil de Belo Horizonte afirmam que o viaduto não corre risco de queda.

Além dos dois elevados, o Viaduto Montese também apresentou problemas em fevereiro do ano passado. Segundo matéria publicada pelo portal G1 a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) teria informado que todos os viadutos do complexo Pedro I/Antônio Calos/Vilarinho foram aprovados após um rigoroso monitoramento feito no fim de 2014. Os viadutos foram construídos pela Cowan e projetados pela Consol Engenharia.

Convidados - Foram convidados para a reunião o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), Jobson Nogueira de Andrade; o superintendente da Sudecap, Humberto Pereira de Abreu Júnior; o ex-superintendente da Sudecap, José Lauro Nogueira Terror; o representante do engenheiro, representando (Ibape-MG), Frederico Corrêia Lima Coelho; o diretor-presidente da Consol Engenharia, Maurício de Lana; e o diretor da Construtora Cowan, José Paulo Toller Mota.