Indicado a diretor do IMA será sabatinado em comissão
Deputados farão arguição pública do engenheiro agrônomo Márcio da Silva Botelho nesta quarta-feira (20).
19/05/2015 - 14:41A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que analisa a indicação do novo diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará a arguição pública do indicado nesta quarta-feira (20/5/15). Márcio da Silva Botelho, indicado pelo governador Fernando Pimentel, será sabatinado a partir das 9 horas, no Plenarinho I. Após a sabatina, a comissão emite seu parecer sobre a indicação, que depois segue para votação em Plenário.
Márcio da Silva Botelho é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com especialidade em Inspeção Vegetal e Tecnologia de Bebidas e pós-graduação em Tecnologia da Cachaça pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), além de acumular vários cursos na área, como análise de risco e indicação geográfica. Servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atua como fiscal agropecuário há 32 anos.
É ainda autor do Manual de Fiscalização de Vinhos e Bebidas, adotado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, e co-autor do livro Tecnologia de Cachaça, editado pela Ufla. Já ocupou os cargos de chefe da Unidade Técnica Regional do Ministério da Agricultura em Juiz de Fora (Zona da Mata) e de diretor técnico da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais.
Instituto Mineiro de Agropecuária – Autarquia criada em 1992 e vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o IMA tem como funções executar as políticas públicas de produção, educação, saúde, defesa e fiscalização sanitária animal e vegetal, bem como a certificação de produtos agropecuários no Estado. O trabalho da autarquia objetiva a preservação da saúde pública e do meio ambiente, bem como o desenvolvimento do agronegócio, em consonância com as diretrizes fixadas pelos governos Estadual e Federal.