Panorama abordará trânsito, mercado do leite e Peter Lund
Edição que estreia nesta sexta-feira (15) debate trânsito, acidentes e comportamento dos motoristas.
15/05/2015 - 15:18As próximas edições do programa Panorama, da TV Assembleia, que estreiam na sexta-feira (15/5/15), na terça (19) e na quinta (21), abordarão, respectivamente, trânsito, acidentes e comportamento do motorista; situação do mercado do leite; e o legado do paleontologista Peter Lund. O programa estreia sempre às 8h30, com reprises às 19h30 e à uma hora da manhã.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Comportamento no trânsito - A edição de sexta (15) debate a forma como temos agido no trânsito e como esse comportamento contribui para evitar ou causar acidentes. Nos últimos dez anos, a frota brasileira saltou de 35 milhões de veículos para 87 milhões. Para agravar, a Agência Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) estima que esse número aumente 140% nos próximos 20 anos. Uma previsão que torna mais desafiante para o Brasil cumprir a meta da ONU de reduzir os acidentes de trânsito na “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, que vai até 2020.
Hoje, somos o quarto país em vítimas de trânsito. Entre 2002 e 2012, o número de mortes causadas por acidentes no trânsito cresceu 40%, com registro de mais de quarenta mil mortes por ano. Uma pesquisa da UFMG, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a BHTrans, registrou que 77% dos acidentes pesquisados nos últimos dois anos, em Belo Horizonte, são causados por mal comportamento dos motoristas.
Mercado do leite - Na terça-feira (19), o Panorama abre espaço para debater o mercado do leite, que é um dos principais produtos agropecuários do Estado, com presença em quase todos os municípios brasileiros, alcançando quase 30% das propriedades rurais do País. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 a produção nacional superou 34 bilhões de litros, um percentual 6% maior do que no ano anterior. Minas Gerais é o principal Estado produtor, com dez dos vinte municípios que mais produzem leite no Brasil, entre eles Patos de Minas, Ibiá, Coromandel e Patrocínio (todos municípios do Alto Paranaíba).
Vão debater o tema o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Rodrigo Sant´anna Alvim; e o diretor de Gestão de Relações Institucionais da Itambé e representante do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais, Ricardo Cotta. Os convidados abordam os desafios de quem produz leite e explicam porque o preço do leite está hoje 15% menor do que em 2014, mostrando como se dá composição do valor do litro.
O programa analisa, ainda, o setor de beneficiamento, responsável por produtos como leite longa vida, iogurte e queijos, além de abordar as perspectivas do setor para 2015.
Peter Lund - No programa de quinta (21), o diálogo será sobre o legado de Peter Lund, o "pai da paleontologia brasileira". Nascido na Dinamarca, Peter Wilhelm Lund aventurou-se por em terras mineiras e descobriu a nossa pré-história.
O programa recebe Castor Cartelle, professor de Paleontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e idealizador da "Rota Lund", roteiro que reúne grutas e áreas de escavações onde foram encontradas peças fósseis de mais de 10 mil anos. Também participa Rogério Tavares, gerente do Parque Estadual do Sumidouro, uma das principais áreas de pesquisas e descobertas de Peter Lund.
Os convidados refazem os passos de Lund pela região de Lagoa Santa, onde o pesquisador encontrou o "homem de Lagoa Santa", prova da presença humana no Brasil há mais de dez mil anos, e em coexistência a animais de grande porte como a preguiça gigante. Os entrevistados abordam o impacto dessas descobertas sobre os estudos da origem dos primeiros habitantes do País, e ponderam sobre as razões que levaram Peter Lund a paralisar as pesquisas paleontológicas após dez anos de intensas descobertas em grutas e cavernas.