Problemas no BRT Move motivam novo debate na ALMG
Comissão de Transporte vai aprofundar discussão sobre melhorias no sistema de ônibus em audiência nesta terça (19).
15/05/2015 - 12:44Debater o panorama do transporte público brasileiro na atualidade e, em especial, as condições de operação em Belo Horizonte e na Região Metropolitana do Sistema BRT Move, sigla em inglês para “Bus Rapid Transit”, ou Transporte Rápido por Ônibus. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (19/5/15), às 15 horas, no Auditório.
A ideia dos parlamentares é aprofundar a discussão de temas como logística, valor das tarifas, mobilidade e acessibilidade, a falta de segurança para os usuários, bem como a implantação do sistema de Belo Horizonte a Matozinhos, na RMBH. O debate atende a requerimento da deputada Marília Campos (PT) e dos deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Iran Barbosa (PMDB) e Douglas Melo (PSC). O mesmo tema, o uso de ônibus em corredores exclusivos, foi debatido na ALMG no último dia 19 de março, com a presença maciça de usuários do sistema.
Segundo a deputada Marília Campos, está claro que o sistema precisa de ajustes. “O Move foi gestado sem o planejamento adequado. O que prova isso são as reclamações constantes dos usuários”, aponta. “Queremos discutir essa situação mais uma vez, com o intuito de aprimorar esse sistema e contribuir para a evolução das políticas metropolitanas. Só com um transporte adequado, humanizado e eficiente é que poderemos fazer com que as pessoas deixem seus carros em casa para utilizar o transporte coletivo”, completa a parlamentar.
Convidados - Foram convidados para o debate o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Célio Dantas de Brito; o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o secretário municipal de Serviços Urbanos de Belo Horizonte, Pier Giorgio Senesi Filho; a coordenadora das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, promotora Marta Alves Larcher; os prefeitos de Vespasiano, Carlos Moura Murta; e de Matozinhos (RMBH), Antônio Divino de Souza; a vereadora de Vespasiano, Adriana Alves Lara; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa Carvalho; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte, Ronaldo Batista de Morais; a diretora da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande Belo Horizonte, Gislene Gonçalves Reis; e o presidente do Observatório de Políticas Públicas de Santa Luzia, Raimundo de Paula.