Audiência debaterá realidade da cancerologia no Estado
Evento, na sexta-feira (22), pretende debater a aplicação da lei que dispõe sobre tratamento de pacientes com câncer.
15/05/2015 - 12:51Com o objetivo de debater a cancerologia (prática que estuda e trata câncer/oncologia) no Estado, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública na sexta-feira (22/5/15), às 9 horas, no Auditório. Requerida pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), a reunião também vai debater a aplicação da Lei Federal 12.732, de 2012, que dispõe sobre o primeiro tratamento de pacientes com neoplasia maligna (tumor cancerígeno) comprovada, e estabelece prazo para o seu início.
Para Arlen Santiago a falta de recursos dificulta o cumprimento da lei, agravando um cenário já alarmante no Estado e a audiência é uma forma de trazer o assunto para o debate e envolver a população. “Há um quadro preocupante na área de cancerologia em Minas Gerais. O governo federal faz leis que são peças de marketing apenas. É isto que queremos discutir: como cumprir leis sem os recursos, sem profissionais. É preciso mais seriedade com a saúde. Nosso objetivo é engajar o povo nesta luta. Audiências assim, servem para mostrar ao povo a realidade do setor”, afirmou o parlamentar.
Convidados - A reunião tem como convidados o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; a coordenadora-geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, Patricia Sampaio Chueiri; o presidente do Conselho Curador do Instituto Mário Penna, Osmânio Pereira; o superintendente-geral do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, Porfírio Marcos Rocha Andrade; e a diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães do Hospital da Baleia, Porfírio Marcos Rocha Andrade.