O prêmio destaca pessoas e entidades que contribuem para melhorar a qualidade de vida em Minas Gerais

Presidente da ALMG faz a entrega do Prêmio Bom Exemplo

Deputado Adalclever Lopes entregou homenagem ao professor da UFMG Ângelo Machado.

13/05/2015 - 12:55

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou na noite desta terça-feira (12/5/15), na sede da TV Globo Minas, da entrega do Prêmio Bom Exemplo 2015. O prêmio destaca pessoas e entidades que contribuem para melhorar a qualidade de vida no Estado. Coube ao presidente do Parlamento mineiro fazer a entrega do Prêmio de Ciência ao diretor-presidente da Fundação Biodiversitas, Ângelo Machado.

A categoria Ciência é o reconhecimento por trabalho ou pesquisa de impacto na sociedade brasileira ou mundial. O júri leva em consideração o índice de citações indexadas, a relevância acadêmica entre os pares e homenagens e honrarias recebidas. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) são parceiras em indicações para a categoria.

Ângelo Machado é médico formado pela UFMG, onde atua como professor emérito. Já se dedicou à Neurobiologia, com vários trabalhos publicados, e hoje se dedica à Zoologia, nas áreas de taxonomia de libélulas e espécies ameaçadas de extinção. É também escritor de literatura infanto-juvenil, com 35 livros publicados, e dramaturgo, com seis peças infantis encenadas, três delas publicadas e uma premiada, além de duas comédias para adultos, uma delas também premiada.

História - O Prêmio Bom Exemplo foi criado em 2010, pela TV Globo Minas e pela Fundação Dom Cabral. A partir de 2011, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o jornal O Tempo se tornaram parceiros e o prêmio ganhou mais oito categorias. Delas, o Prêmio de Cidadania, voltado para pessoas e ações sociais que contribuem para mudar a realidade em suas comunidades, é a única que recebe indicações da sociedade, pela internet. Os indicados, selecionados pelo júri do prêmio, vão a votação popular.

Sebastião Gonçalves, 61 anos, foi o ganhador no Prêmio de Cidadania. Após a morte do filho, que era cadeirante, “Seu Tião” passou a reformar e doar cadeiras de rodas, muletas e andadores e se tornou referência em solidariedade. Os equipamentos são adquiridos em ferros-velhos. Ele recebeu o prêmio das mãos do governador Fernando Pimentel. Além dele, também participou do evento o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Os vencedores nas demais categorias são Sula Kyriacos Mavrudis (Cultura); Clélio Campolina (Economia e Desenvolvimento de Minas); Projeto Elits, da Escola Estadual Elias Salomão, em Mateus Leme, na RMBH (Educação); Athos Martins (Esporte); Rubens Alves de Oliveira (Inovação); Roberto Motta de Avelar Azeredo (Meio Ambiente); e Cledorvino Belini (Personalidade do Ano).