Deputados sabatinam indicados a cargos no Executivo
Nesta quinta-feira (14), comissões analisam indicações para Iepha, Deop, Utramig e Fundação Clóvis Salgado.
13/05/2015 - 14:21Quatro comissões especiais criadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para avaliar indicações a cargos no Executivo se reúnem na quinta-feira (14/5/15). Os deputados irão sabatinar cada um dos indicados e, em seguida, votar os pareceres sobre as indicações, que depois precisam ser ratificados em Plenário, em turno único.
Está agendada para as 10 horas, no Plenarinho III, a reunião da comissão que vai analisar o nome de Michele Abreu Arroyo para presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). Michele Abreu Arroyo recentemente ocupou o cargo de superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Política Urbana e diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.
Além de graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Michele Arroyo tem especializações em Arte Barroca, pela Universidad Complutence de Madrid; e em Memória, Patrimônio, Arquivo e Museu, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Ela também é mestre e doutora em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas.
O Iepha tem por finalidade pesquisar, proteger e promover o patrimônio cultural do Estado.
Fundação Clóvis Salgado – A sabatina de Augusto Nunes-Filho para presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS) será às 14 horas, também no Plenarinho III. Augusto Nunes-Filho é psicanalista e mestre em Filosofia Contemporânea pela UFMG, médico pela UFMG com especialização em Psiquiatria no Instituto Raul Soares e em Gestão na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Autor de inúmeros artigos sobre artes plásticas, cinema, dança, música, teatro, saúde pública, psiquiatria e psicanálise, essa será a terceira vez que o indicado retorna à FCS, onde já atuou como assessor da Presidência. Também foi assessor da Presidência da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e assessor especial da PBH.
Ainda no setor público, Augusto Nunes-Filho foi vice-diretor da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, diretor do Complexo de Saúde Mental da Fhemig, do Centro Psíquico da Adolescência e Infância da Fhemig e do Instituto Raul Soares. Também foi preceptor e preceptor-chefe da Residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares.
A FCS é uma entidade de direito público vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e tem por finalidade apoiar a criação cultural e fomentar, produzir e difundir as artes e a cultura no Estado. A instituição é responsável por administrar o Palácio das Artes, o Centro de Formação Artística (Cefar), a Serraria Souza Pinto, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia e o Centro Técnico de Produção. Além disso, é mantenedora de três corpos artísticos: a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e a Companhia de Dança Palácio das Artes.
Deop – Já o indicado para diretor-geral do Departamento de Obras Públicas (Deop) passará por arguição dos deputados às 14h30, no Plenarinho II. Engenheiro civil graduado pela Faculdade Kennedy, Flávio Menicucci é especializado em Administração de Empresas e Administração Executiva pela Fundação Getúlio Vargas, tendo cursado ainda o curso do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização da Escola de Gestão Pública do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi secretário municipal de Obras de Nova Lima (RMBH) e, desde setembro de 2011, é gerente comercial na iniciativa privada.
Criado em 1987, o Deop é uma autarquia que sucedeu a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais (Codeurb) e a Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado (Carpe). É vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e atende às diversas demandas dos órgãos e entidades da administração estadual, apresentando soluções técnicas de engenharia e arquitetura.
Utramig – Por fim, a comissão que irá sabatinar a ex-deputada Liza Prado para o cargo de presidente da Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig) tem encontro marcado para as 15h15, no Plenarinho III. Bacharel em Direito com especialização em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos, Liza Prado iniciou sua vida política nos movimentos estudantis e eclesiais. Após quatro mandatos como vereadora em Uberlândia (Triângulo Mineiro), em 2010 elegeu-se deputada estadual pelo PSB. De 2005 a 2008, esteve à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia. Em 2013, trocou o PSB pelo Pros e, nas últimas eleições estaduais, obteve 26.507 votos, ficando como suplente de deputado estadual.
A Utramig é uma instituição de direito público sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e pedagógica, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).