Suíços querem aumentar investimentos em Minas Gerais
Em visita à ALMG, embaixador suíço apresenta a nova cônsul honorária em BH e mostra interesse de seu país no Estado.
11/05/2015 - 17:58Os suíços têm planos de trazer novos investimentos para Minas Gerais e buscar empresas mineiras interessadas em investir na Suíça. Foi o que declarou o embaixador suíço no Brasil, André Regli, durante visita oficial ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), na tarde desta segunda-feira (11/5/15). Ao mencionar algumas empresas suíças já instaladas aqui, como a Nestlé e a Zurich airport, Regli destacou que esta última, que integra o grupo responsável pela operação do Aeroporto Tancredo Neves (Confins), planeja investir US$ 1 bilhão nos próximos 30 anos, no aeroporto da Região Central, abrindo mais de 10 mil postos de trabalho.
O embaixador estava acompanhado do cônsul-geral de seu país no Rio de Janeiro, Giancarlo Fenini, e da nova cônsul honorária em Belo Horizonte, Astrid Boller. Os visitantes foram recebidos no Salão Nobre pelo presidente e pelo líder da Maioria, deputado Vanderlei Miranda (PMDB). Na ocasião, André Regli informou que chega nesta terça-feira (12) ao Brasil uma delegação do cantão (província suíça) de Friburgo, composta de empresários, pesquisadores de universidade e do ministro da Economia. O grupo chega disposto a investigar oportunidades de investimentos no Brasil e, particularmente, em Minas Gerais.
Além da visita à Assembleia, a agenda da comitiva suíça previa também, na mesma data, uma visita ao prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e, na quarta-feira (13), uma audiência com o governador do Estado, Fernando Pimentel.
“Nós não temos o Cristo Redentor, mas Minas está de braços abertos para recebê-los”, afirmou o presidente da Assembleia ao dar as boas-vindas aos visitantes. O parlamentar afirmou ainda que Minas Gerais tem “um povo acolhedor, trabalhador, que vive em paz” e que o Estado “é um lugar seguro para investimentos de longo prazo”.
Ao ser indagado pelo embaixador a respeito das relações políticas no Legislativo mineiro, Adalclever Lopes explicou em linhas gerais como funciona o Parlamento no Estado, esclareceu sobre as recentes mudanças no quadro político-partidário, acrescentando que, a despeito das divergências, as diversas forças políticas convivem “em harmonia”.
Nova cônsul - Adalclever também se declarou honrado em receber a comitiva suíça, saudando, em particular, a chegada da nova cônsul honorária. Embora suíça de nascimento, Astrid Boller se considera “mineira de coração”, pois vive em Belo Horizonte há mais de 40 anos. “Aqui, me sinto em casa”, disse. Casada com o médico brasileiro Sérgio Martins Bicalho, Astrid é também médica, graduada pela Faculdade de Medicina da UFMG (1990), onde concluiu Mestrado em 1994. Atua nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Ultrassonografia. “É um prazer ter agora de novo uma representante suíça em Belo Horizonte”, disse Adalclever.
O cônsul-geral do Rio de Janeiro, Giancarlo Fenini, também assumiu o posto há pouco tempo, em outubro do ano passado.
Além de apresentar os dois novos membros da comunidade suíça ao Poder Legislativo de Minas Gerais, o embaixador André Regli destacou que um dos propósitos da visita é de ordem econômica, informando sobre a chegada da delegação de empresários, pesquisadores e do ministro suíço da Economia ao Brasil e sobre o interesse de seu país em investir em Minas Gerais e abrir o mercado suíço às empresas brasileiras.
Após a tradicional troca de presentes entre os visitantes e seus anfitriões, a comitiva suíça visitou o Memorial e o Plenário da Assembleia Legislativa.