Situação da Fhemig pauta audiência pública na ALMG

Comissão de Saúde vai realizar uma reunião sobre o assunto nesta quarta (13), às 14 horas, no Teatro.

08/05/2015 - 14:52

Com o objetivo de debater as demandas e as dificuldades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (13/5/15). Solicitada pelo deputado Arlen Santiago (PTB), que preside a comissão, a reunião será às 14 horas, no Teatro.

De acordo com o parlamentar, os profissionais da Fhemig  que aderiram à greve sofreram assédio moral e perseguições. “É um movimento reivindicatório sério. Queremos receber sindicatos, movimento grevista, direção da Fhemig e Secretaria de Estado de Saúde para discutir e achar uma boa solução a fim de que os profissionais voltem à rotina de trabalho, executem suas atividades de modo eficiente e atendam bem à população. O Pronto-Socorro João XXIII, vinculado à Fhemig, é considerado o melhor do País. Pretendemos contribuir para que os profissionais tenham o trabalho normalizado no local”, enfatizou.

Ainda segundo o deputado Arlen Santiago, a reunião também vai abordar um programa de melhorias para os hospitais do Estado. “A bancada federal destinou cerca de R$ 100 milhões para os hospitais de Minas Gerais. Então, está no momento certo para se fazer esse debate”, concluiu.

Convidados - Foram convidados para a audiência pública o presidente da Fhemig, Jorge Raimundo Nahas; o secretário de Estado de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; e o diretor administrativo do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde), Zilar Fernandes Almeida.

Também foram chamados o presidente da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg), Carlos Augusto Martins Passos; o diretor coordenador do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos), Geraldo Antônio Henrique da Conceição; e a presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg), Maria Abadia de Souza.