Comissões Especiais de Indicação elegem presidentes e vices
Após sabatina, as comissões emitirão parecer sobre indicados para dirigir Iepha e Utramig.
06/05/2015 - 17:14Duas Comissões Especiais criadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para analisar indicações do governador para dirigentes de órgãos estaduais elegeram nesta quarta-feira (6/5/15) seus presidentes e vices. Após sabatina e aprovação do parecer por cada uma das comissões, as indicações são submetidas a votação em Plenário, em turno único.
A comissão que vai analisar a indicação para a presidência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) será presidida pela deputada Celise Laviola (PMDB), que também assumiu a relatoria da indicação, tendo como vice o deputado Cristiano Silveira (PT).
A indicada à presidência do Iepha é a historiadora Michele Abreu Arroyo, que recentemente ocupou o cargo de superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Política Urbana e diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.
Além de graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Michele Arroyo tem especializações em Arte Barroca, pela Universidad Complutence de Madrid; e em Memória, Patrimônio, Arquivo e Museu, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Ela também é mestre e doutora em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas.
Utramig - Já a comissão que analisará a indicação da ex-deputada Liza Prado para o cargo de presidente da Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig) será presidida pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), tendo como vice a deputada Ione Pinheiro (DEM), que acumulará a função de relatora.
A Utramig é uma instituição de direito público sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e pedagógica, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Social (Sedese).
Bacharel em Direito com especialização em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos, Liza Prado iniciou sua vida política nos movimentos estudantis e eclesiais. Após quatro mandatos como vereadora em Uberlândia (Triângulo Mineiro), em 2010 elegeu-se deputada estadual pelo PSB. De 2005 a 2008, esteve à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia. Em 2013, trocou o PSB pelo Pros e, nas últimas eleições estaduais, obteve 26.507 votos, ficando como suplente de deputado estadual.