Possível fechamento de teatro preocupa deputados

Tribunal de Justiça decidiu fechar Teatro Klauss Vianna a partir de julho.

24/04/2015 - 14:02

O fechamento do Teatro Klauss Vianna, previsto para ocorrer em julho deste ano, será discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (29/4/15), às 16h30. A reunião conjunta abrange as Comissões de Cultura e de Direitos Humanos, e acontecerá no Teatro da ALMG. Segundo o deputado Durval Ângelo (PT), autor do requerimento, o Teatro Klauss Viana conta com apoio e patrocínio garantidos e seu fechamento seria uma grande perda para a cultura da Capital.

De acordo com o deputado, a continuidade do funcionamento do teatro estava decidida desde a privatização da Telemig, antiga empresa estadual de telefonia, nos anos 1990. O teatro funciona no térreo do edifício da nova empresa que foi criada e, há dois anos, por um acordo entre o Governo de Minas e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o imóvel foi declarado de utilidade pública e desapropriado em favor do Tribunal. Agora, o Tribunal de Justiça anunciou o fim das atividades do teatro.

Durval Ângelo afirmou que já antecipou conversas com o governador Fernando Pimentel e o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e ambos teriam se manifestado favoravelmente à manutenção do espaço cultural.

Estão convidados a participar da reunião o presidente do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos; o presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), Rômulo Duque de Azevedo; a diretora da Fundação de Educação Artística, Berenice Menegale; e as integrantes do Movimento Viva Klauss, Maria Regina Fagundes Amaral e Ana Íris Teixeira Silveira, a cantora Titane.