Comissão discute crise do setor hoteleiro em BH

Baixa ocupação já teria provocado fechamento de quatro hotéis e a perda de 500 postos de trabalho.

17/04/2015 - 11:56

Na próxima sexta-feira (24/4/15), as dificuldades do setor hoteleiro em Belo Horizonte estão na pauta da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Às 10 horas, no Auditório da ALMG, a comissão realiza audiência pública para debater, com autoridades e representantes do setor, opções para reverter a crise de ocupação dos hotéis da Capital. O evento foi requerido pelos deputados Roberto Andrade (PTN) e Antônio Carlos Arantes (PSDB).

De acordo com dados da Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Minas Gerais (Fhoremg), citados no requerimento parlamentar, a ocupação média dos hotéis em Belo Horizonte, no início do ano, ficou entre 20% e 25%. Essa baixa ocupação já teria provocado o fechamento de quatro empreendimentos, com a perda de 500 postos de trabalho, segundo informações da seção mineira da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-MG).

A expansão da rede hoteleira em função da Copa do Mundo de 2014 é uma das explicações para essa crise. Estima-se que o número de quartos disponíveis na Capital aumentou 91,25% nos últimos quatro anos. “Belo Horizonte foi a cidade que mais construiu hotéis para atender o público da Copa”, afirma o deputado Roberto Andrade. A cidade apresentava uma carência de quartos antes do evento, mas a situação agora se inverteu. “Queremos fazer um diagnóstico dessa situação e discutir alternativas”, continua o parlamentar. Entre as questões a serem debatidas, estão a tarifação de água e energia para o setor e providências para estimular o turismo de negócios e eventos.

Estão convidados a participar do debate o secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa; o presidente da Belotur, Mauro Werkema; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), Bruno Dei Falci; a presidente da seção mineira da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-MG), Patrícia Coutinho; o presidente da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), Fernando Cabral; o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb), Paulo Cesar Pedrosa; o presidente da seção mineira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), Fernando Júnior; o presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Antônio Claret Nametala; o chefe-proprietário do Centro Culinário, Luiz Eduardo da Silva Maya; e o coordenador regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Marcos Valério Rocha.