Professor Neivaldo é empossado deputado
Parlamentar era vereador em Uberlândia e assume vaga do deputado Carlos Henrique, nomeado secretário de Esportes.
09/04/2015 - 16:52 - Atualizado em 09/04/2015 - 19:44Nesta quinta-feira (9/4/15), Professor Neivaldo (PT) tomou posse como deputado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Empossado durante a Reunião Ordinária de Plenário, ele entrou no lugar do deputado Carlos Henrique (PRB), que se afastou para assumir o cargo de secretário de Estado de Esportes.
Na reunião, Professor Neivaldo primeiramente leu seu compromisso de posse, para depois assinar o termo de posse. O documento também foi assinado pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e pelo 1º-secretário, deputado Ulysses Gomes (PT). Logo depois, o presidente Adalclever Lopes declarou empossado o novo parlamentar.
Professor Neivaldo era vereador em Uberlândia (Triângulo Mineiro) e suplente na coligação PT/Pros/PMDB/PRB nas últimas eleições. Natural de São José do Rio Pardo (SP), Neivaldo de Lima Virgílio tem 44 anos e recebeu 29.377 votos nas eleições de 2014. Formou-se em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e iniciou sua carreira de professor na rede pública estadual, ingressando ainda no movimento sindical.
O novo deputado foi ainda presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), subsede de Uberlândia, onde atua na defesa da educação e em movimentos populares e sociais, principalmente voltados para a juventude e ligados aos acampados rurais e urbanos. Professor Neivaldo é filiado ao PT desde 1992 e estava no segundo mandato de vereador em Uberlândia, onde foi eleito com 3.697 votos, sendo atualmente o presidente da Câmara Municipal.
Sua principal região de atuação política é o Triângulo Mineiro, onde obteve boas votações principalmente em Uberlândia, e também em Canápolis, Prata, Iturama e ainda, em Serra do Salitre (Alto Paranaíba).
Boas vindas - Em nome do Bloco Minas Melhor, o deputado Rogério Correia (PT) saudou Professor Neivaldo, afirmando que ele vai contribuir muito para o trabalho na ALMG, agregando sua experiência como vereador em Uberlândia. “Conheço o trabalho do Professor Neivaldo como sindicalista no Sind-UTE e como militante da CUT. Tenho certeza de que ele vai nos ajudar a apoiar os trabalhadores, contribuindo para desatar muitos nós. A Assembleia recebe mais um grande deputado do Triângulo Mineiro”, elogiou.
Viagem do governador - Também foi lido ofício do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, comunicando a ausência do País do governador Fernando Pimentel, no período de 7 a 11 de abril. Segundo o comunicado, Pimentel está fazendo uma viagem a Nova York, nos Estados Unidos, “em missão de caráter econômico e institucional”.
Deputados se solidarizam com servidores da Fhemig
Durante a reunião, servidores da Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em greve se manifestaram das galerias do Plenário, exigindo que o Governo do Estado amplie as negociações com a categoria. Vários deputados foram à tribuna e se solidarizaram com os servidores.
O deputado Antônio Jorge (PPS) saudou os técnicos da saúde, afirmando que eles travam uma luta legítima por melhores salários e condições de trabalho. Ele aproveitou para criticar o recente diagnóstico das contas públicas divulgado pelo Governo do Estado. “O governo Pimentel tem tentado manter um clima de palanque. O diagnóstico divulgado põe mais uma vez o passado em evidência, quando todos estamos preocupados com o futuro”, disse.
Apoiando essa fala, o deputado João Leite (PSDB) também defendeu os servidores da saúde. “Lamento que, em vez de conceder aumento à categoria, Pimentel fique fazendo acusações ao governo anterior”, criticou. Ele aproveitou para condenar os recentes aumentos da conta de energia. “A promessa de campanha de Pimentel era de tirar imposto da conta de luz, e agora ele a aumenta em 50%!”, indignou-se.
O deputado Rogério Correia (PT) também foi ao microfone saudar os funcionários da Fhemig. Ele disse que está atuando para que as negociações avancem.
Após o fim da Reunião Ordinária, o presidente Adalclever Lopes anunciou que iria se reunir no Salão Nobre com uma comissão de servidores da Fhemig.