Produtos de alimentação puxaram a alta nos preços

Procon detecta alta de preços dos produtos de higiene

Aumento nos valores desses artigos, nos supermercados de Belo Horizonte, chega a 2,28% em relação a março.

09/04/2015 - 13:29

Nos supermercados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, em abril deste ano, os produtos de higiene estão em média 2,28% mais caros, em relação ao mês anterior. Nos 16 estabelecimentos pesquisados pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos dias 6 e 7/4/15, os itens de alimentação subiram 0,08% e os de limpeza ficaram 0,13% mais baratos. O estudo levantou os preços de 160 produtos.

Consulte a pesquisa completa.

No grupo Alimentação, algumas variações merecem destaque. O açúcar cristal registrou alta em todas as marcas pesquisadas, sendo que os aumentos variam entre 1,74% e 7,6%. O extrato de tomate também subiu até 9,14%, dependendo da marca. O leite longa vida foi encontrado com preços até 8,8% maiores, apesar de algumas marcas terem ficado mais baratas em até 36,23%.

Entre os itens de Higiene, o shampoo chama atenção por ter registrado alta em todas as marcas pesquisadas. Os aumentos variam de 1,59% até 14,25%. Já no grupo Limpeza, o único que apresentou queda nos preços médios, cinco marcas de sabão em pó ficaram mais baratas. O álcool gel ficou mais caro nas três marcas pesquisadas. A água sanitária apresentou queda de preço em uma marca e aumento em outras duas.

O Procon Assembleia alerta para a importância de se verificar a data de validade dos produtos, bem como a qualidade das embalagens. Latas amassadas, por exemplo, devem ser evitadas. O consumidor precisa também ficar atento para que o preço na gôndola seja o mesmo cobrado no caixa. Em caso de diferença, vale o mais barato.