Emidinho Madeira ressaltou a importância da cafeicultura para o Estado
A necessidade de discussão das tarifas elétricas foi abordada por Dalmo Ribeiro Silva
João Leite criticou os primeiros meses da gestão petista em Minas
Geisa Teixeira destacou o avanço que significa a Comissão Extraordinária das Mulheres

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 8/4/15

Deputados destacaram temas como cafeicultura, aumento da energia elétrica, ações do Executivo e mulheres na política.

08/04/2015 - 19:12

Café
O deputado Emidinho Madeira (PTdoB) defendeu a importância da cafeicultura, sobretudo no Sul de Minas. O parlamentar lembrou recente feira realizada no município de Guaxupé (Sul), que, segundo ele, reuniu cerca de 30 mil produtores e contabilizou faturamento superior a R$ 120 milhões. Emidinho Madeira ainda ressaltou a mobilização de produtores para criação de consórcio no intuito de fortalecer a cafeicultura mineira, sobretudo com ações de marketing. "Quando o café vai mal na nossa região, tudo vai mal", lamentou. Em aparte, Elismar Prado (PT) considerou abusivo os recentes aumentos nas tarifas de energia elétrica. Já Vanderlei Miranda (PMDB), também em aparte, apoiou as afirmações de Emidinho sobre a cafeicultura e chamou atenção ainda para o déficit orçamentário do Executivo. Em último aparte, Rogério Correia (PT) destacou a importância da Subsecretaria de Agricultura Familiar para os pequenos produtores.

 

Reivindicações
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) elogiou o Parlamento Jovem, iniciativa da ALMG. Também abordou o aumento nas tarifas de energia elétrica, destacando a necessidade de audiência pública sobre o assunto. Ele também defendeu a importância da Secretaria de Estado da Fazenda concluir as reavaliações dos protocolos de intenções com as empresas que pretendem se instalar em Minas. O parlamentar ainda destacou pontos relacionados à saúde pública e a MG-290, rodovia no Sul do Estado. Em aparte, Doutor Wilson Batista (PSD) chamou a atenção para o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, destacando a importância de políticas públicas na área. Já Elismar Prado (PT) afirmou que requerimentos de audiência pública para discutir as tarifas de energia elétrica já foram aprovados na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, a qual preside. Em ultimo aparte, João Vítor Xavier (PSDB) parabenizou as ações de Dalmo Ribeiro na ALMG.

 

Críticas
O deputado João Leite (PSDB) destacou editorial publicado pelo jornal O Tempo, intitulado "Hora de Trabalhar", na qual o veículo diz ter recebido inúmeras cartas de leitores não satisfeitos com as ações dos primeiros cem dias do atual governo. Ele criticou informações , divulgadas por Fernando Pimentel e pelo secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, em várias áreas do Executivo, criticando legado da gestão anterior, sobretudo na segurança pública. "Aquilo que foi dito é uma falácia", afirmou. João Leite ainda conclamou a população a participar das manifestações contra o Governo federal neste domingo (12). Em aparte, Bonifácio Mourão (PSDB) falou sobre a aprovação da regulamentação dos contratos de terceirização pela Câmara dos Deputados, afirmando que a Petrobras terceiriza serviços. Também em aparte, João Vítor Xavier (PSDB) criticou as medidas do Governo federal relacionadas à economia.

 

Mulheres
A deputada Geisa Teixeira (PT) falou sobre a importância de uma maior participação da mulher nas diferentes instâncias do poder, sobretudo na política. A parlamentar classificou como uma grande conquista a criação da Comissão Extraordinária das Mulheres na Assembleia de Minas, lembrando a realização de Ciclo de Debates. Geisa Teixeira chamou a atenção para a tramitação da PEC 16/2015, que assegura pelo menos uma vaga para mulheres na Mesa Diretora. "Desde a primeira legislatura, nunca tivemos a presença de uma mulher na Mesa", lamentou. Ela ainda ressaltou a necessidade de cumprir a lei que assegura às mulheres 30% do número de candidaturas nos partidos e coligações. Em aparte, Rogério Correia (PT) parabenizou a deputada e defendeu a importância de realizar uma reforma política que contemple pontos como a igualdade de gêneros e a igualdade econômica nas campanhas, extinguindo a participação de empresas no financiamento.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.