Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 7/4/15
A Comissão das Mulheres, críticas à terceirização e ao governo anterior movimentaram os debates no Plenário.
07/04/2015 - 19:22Terceirização
A terceirização proposta pelo PL 4.330, em tramitação no Congresso, foi um dos temas abordados pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) na tribuna da Assembleia, nesta terça-feira (7/4/15). Ele criticou o projeto, alegando que visa somente o lucro empresarial e trará prejuízos aos trabalhadores. O parlamentar também destacou a importância dos investimentos regionalizados, citando as obras da BR 381 Norte na região do Vale do Aço, que, segundo ele, não podem ficar prejudicadas pelo fato de algumas empreiteiras terem sido denunciadas na Operação Lava-Jato. “A continuidade da duplicação tem que ser colocada acima de qualquer outro interesse”, afirmou. Em apartes, o deputado Durval Ângelo (PT) criticou o projeto de terceirização e citou dados que comprovam o abandono da segurança pública no Estado, enquanto o deputado Rogério Correia (PT) também condenou o PL 4.330 e criticou o modelo de gestão do governo anterior, no Estado.
Compromisso
Em seu primeiro discurso na tribuna da Assembleia de Minas, o deputado João Alberto (PMDB) reafirmou seu compromisso com os mineiros na luta pela justiça social e dignidade humana. “Não podemos fechar os olhos para as críticas, mas temos que lembrar dos trabalhos sérios que são realizados nesta Casa”, disse. João Alberto também ressaltou sua trajetória política no movimento estudantil, na juventude do PMDB, e as funções exercidas como secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana e no cargo de diretor-presidente da Ceasa Minas. O parlamentar também exaltou a aliança entre PT e PMDB e as funções do seu partido no governo Fernando Pimentel (PT), enfatizando o trabalho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) parabenizou o colega, criticou o governo anterior e disse que o secretário de Meio Ambiente Sávio Souza Cruz terá muito trabalho.
Mulheres
A instalação da Comissão Extraordinária das Mulheres nesta terça-feira (7/4/15), na ALMG, foi o tema abordado da tribuna pela deputada Celise Laviola (PMDB). A parlamentar ressaltou a importância da aprovação da PEC 16/15, elaborada pela bancada feminina, que pede a inclusão na Mesa do gênero que estiver em menor número, no caso, as mulheres. Ela disse estar orgulhosa de participar deste mandato e lembrou da primeira ação da bancada com a organização do Ciclo de Debates que discutiu a participação da mulher na política, em março. Em aparte, a deputada Marília Campos (PT) também mencionou a a luta das mulheres e o Ciclo de Debates e falou sobre a mobilização para aprovação da PEC 16/15 e sobre os trabalhos a serem realizados no interior. O deputado Rogério Correia (PT) também aparteou em apoio à PEC e questionou as propagandas eleitorais do PSDB, que segundo ele, mentiram sobre o déficit zero e a real situação do Estado.
Críticas
O deputado Cabo Júlio (PMDB) fez duras críticas à gestão anterior. Segundo ele, o Estado apresentado nas propagandas de televisão do PSDB não era condizente com a situação real. Ele citou os servidores da educação, da saúde e da segurança pública como alguns dos segmentos insatisfeitos com a má administração tucana e o chamado choque de gestão. O parlamentar citou problemas na segurança pública, como o grande número de viaturas policiais paradas por falta de manutenção, a falta de contingente e de unidades do Corpo de Bombeiros na maioria dos municípios, além de problemas na Polícia Civil. Em apartes, o deputado Léo Portela (PR) mencionou a importância de se inserir a Guarda Municipal no Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e o deputado João Alberto (PMDB) comparou a situação atual do governo do Estado com a que o ex-governador Itamar Franco encontrou quando assumiu a administração estadual.
Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.