Adalclever Lopes (PMDB) lembrou que não houve nenhum corte na verba orçamentária destinada à Uemg

Presidente da ALMG recebe reitor da Uemg

Eles discutiram desafios como a incorporação de unidades do interior e servidores não concursados da universidade.

06/04/2015 - 12:30 - Atualizado em 06/04/2015 - 14:58

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Dijon Moraes Júnior, na manhã desta segunda-feira (6/4/15). Acompanhado do chefe de gabinete da reitoria, Eduardo Andrade Santa Cecília, o reitor abordou questões relacionadas às mudanças ocorridas na universidade em razão da incorporação de novas unidades em diferentes municípios do Estado. Ele também manifestou preocupação com a declaração de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, que afeta 348 servidores não concursados da Uemg.

Segundo Dijon Moraes, com a incorporação dos novos campi, a Uemg está presente agora em 17 municípios, e o número de alunos matriculados passou de 7 mil para 18 mil, 70% dos quais provenientes de escolas públicas. Ele fez questão de ressaltar o “custo zero” da universidade para os alunos. “Diferentemente de outras escolas, inclusive as federais, nem taxas de matrícula ou de expedição de diploma são cobradas; não existe nenhum custo para o estudante”, afirmou.

Dijon Moraes e Eduardo Andrade defenderam ainda parcerias entre a Uemg e as universidades federais. Por fim, o reitor pediu o apoio do presidente da ALMG às causas da universidade.

O presidente Adalclever Lopes lembrou que não houve nenhum corte na verba orçamentária destinada à Uemg e ressaltou seu interesse em trabalhar em favor da educação. “Esse é um assunto que sempre une todos, não importa a corrente política”, destacou. Ele sugeriu que o reitor também marque uma reunião com o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Paulo Lamac (PT), e que a Uemg se faça mais presente às reuniões da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), a fim de buscar melhorias no seu orçamento.

Em entrevista à imprensa após o encontro, o reitor da Uemg anunciou que até o próximo dia 15 será publicado edital de concurso público para professores da universidade. Segundo ele, serão oferecidas 519 vagas.