Deputados querem discutir participação feminina na política
Requerimento foi aprovado e se apresenta como desdobramento do ciclo de debates realizado em março sobre o tema.
26/03/2015 - 11:30A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou durante reunião desta quinta-feira (26/3/15) três requerimentos para realização de audiências públicas. Um deles, de autoria das deputadas Rosângela Reis (Pros), Marília Campos (PT) e Ione Pinheiro (DEM), é para debater, em conjunto com a Comissão Extraordinária das Mulheres e com a participação do Tribunal Regional Eleitoral, a participação das mulheres na política.
A justificativa do requerimento destaca que o tema foi discutido no Ciclo de Debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: o que querem as mulheres de Minas, realizado no último dia 13 de março. “Torna-se imprescindível ouvir as agremiações partidárias estabelecidas em nosso Estado para colher sugestões e promover a mobilização de todos os dirigentes para ampliar a participação da mulher na vida partidária e na representação parlamentar”, destaca o documento.
Outro requerimento das mesmas deputadas é para que as duas comissões visitem o Tribunal Regional Eleitoral para discutir as possíveis contribuições da justiça eleitoral para ampliar a participação feminina na política.
O último requerimento, da deputada Marília Campos, é para que seja debatida em audiência pública a exclusão dos despachantes mineiros das atividades relacionadas ao Sistema de Racionalização e Prévio Registro de Veículos (SRPR), no âmbito do Detran- MG, por solicitação da Federação Nacional dos Despachantes Públicos (Fenadesp-MG).