Deputados visitaram estandes da feira para conhecer as novidades a fim de estimular a produção cafeeira de forma sustentável
Parlamentares destacaram a importância da Femagri e do trabalho da Cooxupé

Deputados percorrem feira de máquinas agrícolas em Guaxupé

Integrantes da Comissão de Política Agropecuária conhecem tecnologias para cultivo sustentável do café.

19/03/2015 - 15:06

A fim de conhecer tecnologias para uma cafeicultura sustentável, que equilibre avanço tecnológico e respeito ao meio ambiente, representantes da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitaram, nesta quinta-feira (19/3/15), a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada em Guaxupé (Sul de Minas). Segundo o vice-presidente da comissão, deputado Emidinho Madeira (PTdoB), responsável pelo requerimento para a visita, a 14ª edição da Femagri é uma oportunidade para estreitar o relacionamento da ALMG com os produtores de café.

Acompanhado pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), Cássio Soares (PSD) e Nozinho (PDT), o vice-presidente da comissão dialogou com representantes dos produtores agrícolas e dirigentes da cooperativa responsável pelo evento (Cooxupé), concedeu entrevista coletiva à imprensa e visitou estandes da feira, a fim de conhecer as novidades para estimular a produção cafeeira de forma sustentável.

O deputado Emidinho Madeira destacou sua atuação como produtor rural, lamentando as dificuldades enfrentadas pelos pequenos cafeicultores e ressaltando a necessidade de se ampliar o grau de informação, sobretudo técnica, para esses produtores. Ele lembrou também a importância de investimentos em marketing para mostrar a qualidade e o valor do café produzido no Estado. O vice-presidente da comissão concluiu elogiando o trabalho da Cooxupé.

Os deputados Antônio Carlos Arantes, Nozinho e Cássio Soares também destacaram a importância da Femagri e do trabalho da Cooxupé. "A Cooxupé é o pilar econômico dos produtores rurais da região”, afirmou o deputado Antônio Carlos Arantes, destacando que a produção de café representa mais 20% do dinheiro movimentado no mercado agrícola e que, mesmo em momentos de crise, o produto segue valorizado. Para ele, incentivar a produção agrícola e o segmento do café é decisivo para a economia mineira. “Se o campo vai bem, o País vai bem também. O café faz a diferença em nosso Estado”, concluiu o deputado.

Os deputados Cássio Soares e Nozinho também destacaram a qualidade da Femagri e o potencial produtivo da região. “Trinta por cento da produção nacional de café se concentram nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, e esta feira representa ganho de tecnologia e qualidade da produção”, enfatizou o deputado Cássio Soares. “Agricultura forte promove o crescimento do País”, defendeu o deputado Nozinho.

Otimismo marca edição 2015 da Femagri

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, agradeceu a participação dos parlamentares na 14ª Femagri, solicitando empenho do Legislativo para políticas voltadas ao desenvolvimento da cafeicultura na região. De acordo com Paulino, as expectativas em relação ao consumo e à negociação de café são otimistas, tanto no mercado interno quanto para a exportação, com uma tendência de melhoria nos preços do café brasileiro.

Ele destacou ainda o potencial da Cooxupé, que conta com mais de 11 mil cooperados e exporta para mais de 40 países. Segundo ele, o volume de vendas de quarta-feira (18), primeiro dia da 14ª Femagri, foi 40% maior que em 2014, com uma circulação média de 8.500 pessoas na data de abertura da feira.

Realizada anualmente em Guaxupé, a Femagri deste ano tem como tema “Viabilizando o Futuro da Cafeicultura Sustentável”. O propósito dessa edição da feira é alinhar mecanização e sustentabilidade, a fim de permitir que os produtores percebam como os novos processos podem permitir qualidade, baixo custo e produtividade sem agredir o meio ambiente. Segundo os organizadores, em 2014 a feira reuniu cerca de 23 mil pessoas, com visitantes de 232 municípios de 13 Estados do Brasil e de cinco países.

De acordo o presidente da Cooxupé, tendo em vista o número de visitantes e o volume de negócios do primeiro dia, a expectativa é de que a edição deste ano seja encerrada, sábado (20), com a circulação de mais de 25 mil pessoas.