Abrigo de menores gera insatisfação de moradores do Itapoã

Comissão de Segurança Pública vai debater o assunto nessa região de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (23).

20/03/2015 - 12:21

Os moradores do bairro Itapoã, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, estão insatisfeitos com a implantação de uma unidade de atendimento às medidas socioeducativas na região. Para dar voz a essa população, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública nesta segunda-feira (23/3/15), às 19 horas. Solicitada pelo deputado João Leite (PSDB), a reunião será no clube XV Veranistas, que fica na Rua Gumercindo Couto e Silva, 195 - Itapoã.

O gabinete do deputado João Leite recebeu um abaixo-assinado com 1.400 assinaturas dos moradores da região, em que questionam a implantação da unidade da Secretaria de Estado de Defesa Social, localizada na Rua Monte Carmelo, 183. A instalação do chamado abrigo para menores gerou forte reação das pessoas que residem nas proximidades.

Elas alegam que a unidade socioeducativa está trazendo grande intranquilidade para os moradores, principalmente porque perto dela estão instalados uma escola estadual de ensino fundamental e uma faculdade. Com isso, crianças e jovens do bairro ficariam expostas a perigos, no caso de fuga de menores infratores.

O abaixo-assinado destaca ainda que o bairro Itapoã é uma região tradicional de Belo Horizonte, de vocação residencial, e que, por esses motivos, a instalação de um abrigo para menores não está de acordo com o perfil local. E, para completar, a unidade socioeducativa não teria alvará da Prefeitura de Belo Horizonte para funcionamento, segundo o documento.

Para participar da reunião, foram convidados: o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Domingues Barbosa; a coordenadora administrativa da Unifenas-BH, Silvana Maria de Carvalho Neiva; e a presidente da Associação Comunitária do Bairro Planalto e Adjacências, Magali Ferraz Trindade.