O levantamento foi realizado nos açougues de BH entre os dias 9 e 10 de março

Carne fica ligeiramente mais barata em Belo Horizonte

Período da Quaresma pode ter influenciado na redução, pois consumo é menor.

13/03/2015 - 14:19

Apesar da alta generalizada dos preços nos supermercados e sacolões de Belo Horizonte, pelo menos os açougues deram uma tregua ao consumidor em março de 2015. De acordo com pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada entre os dias 9 e 10/3/15, cortes bovinos, suínos e de frango registraram ligeira queda de preços em relação ao levantamento do mês anterior. Vale lembrar que estamos no período da Quaresma, quando muitas pessoas evitam o consumo de carne. Ao todo foram consultados 39 estabelecimentos da Capital.

Consulte a pesquisa completa de preços de carnes.

Entre os cortes bovinos, a queda foi de -0,16%. O preço da carne de frango caiu, em média, 0,14%. A redução mais significativa ficou por conta dos cortes suínos, que registraram deflação de -1,39%, em média. Dos 37 produtos analisados pelo Procon Assembleia, 17 ficaram mais caros e outros 20 tiveram redução de preços.

As maiores quedas aconteceram nos seguintes cortes: pernil suíno com osso (-6,61%), pernil traseiro suíno sem osso (-3,37%) e filé mignon (-2,20%). Mas o consumidor precisa ficar atento porque houve aumentos também, principalmente na costela bovina com osso (4,57%), no bacon (1,40%) e no frango resfriado (1,25%).

O Procon Assembleia chama atenção para a grande variação de preços para o mesmo produto entre os estabelecimentos. A diferença do preço da sobrecoxa de frango entre o açougue mais barato e o mais caro chega a 145,56%. No caso da bisteca, a variação é de 140,19%. Já a costela bovina com osso apresentou diferença de 133,56% entre o estabelecimento mais barato e o mais caro. Por isso, pesquisar entre os açougues da própria região antes de comprar é uma importante estratégia para o consumidor.