Audiência conjunta aborda problemas do Move Metropolitano
Reclamações de usuários motivam reunião das Comissões de Participação Popular e de Assuntos Municipais.
13/03/2015 - 12:44 - Atualizado em 18/03/2015 - 10:40Os deputados das Comissões de Participação Popular e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão debater, em reunião conjunta, o Move Metropolitano (sistema de ônibus rápido da Região Metropolitana de Belo Horizonte). Será nesta quinta-feira (19/3/15), às 10h15, no Auditório. O debate atende a requerimento da deputada Marília Campos (PT), presidente da Comissão de Participação Popular.
Em seu requerimento, a deputada Marília Campos informa que o debate foi uma solicitação do Observatório de Políticas Públicas de Santa Luzia (Osluz). “O Move Metropolitano foi implantado para circular em vias exclusivas, evitar congestionamentos e o usuário poder embarcar em linhas de ônibus diretas para o centro da cidade, com redução do tempo de viagem e conforto. No entanto, temos ouvido várias queixas por parte da população, em especial de Santa Luzia, que reclamam da ocorrência de acidentes, assaltos, altas tarifas e sobretudo dos ônibus lotados, tendo em vista que as linhas são insuficientes para atender a grande demanda”, destaca a parlamentar no pedido.
A deputada Marília Campos alerta ainda que os problemas do Move Metropolitano não são exclusividade de Santa Luzia. “Percebemos também que essas dificuldades são compartilhadas pela população de outras cidades que têm o Move como um sistema de transporte e decidimos fazer essa audiência conjunta. Vamos trazer essa discussão para a Assembleia e ouvir todos os lados em busca de soluções que atendam às demandas dos usuários do transporte coletivo”, aponta. “Só teremos de fato a mobilidade urbana no dia em que as pessoas se sentirem estimuladas a deixarem o carro em casa para utilizar o transporte coletivo", completa.
Convidados - Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o presidente da Associação dos Municípios da RMBH (Granbel), Carlos Moura Murta; o coordenador do Procon Estadual, promotor Fernando Ferreira Abreu; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa Carvalho; a representante da Frente Mineira pela Cidadania Metropolitana, Adriana Alves Lara; e o presidente do Osluz, Raimundo de Paula.