Geisa Teixeira destacou sua trajetória profissional e política
Para Léo Portela, comunidades terapêuticas são essenciais no combate às drogas
A disputa entre os sócios da Usiminas foi abordada por João Leite
Antônio Jorge defendeu um tratamento humanitário para as pessoas com transtornos mentais
Cristiano Silveira elogiou a política para as mulheres dos governos estadual e federal

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 12/3/15

Entre os temas abordados, estão o combate às drogas, o atendimento psiquiátrico e a política para as mulheres no Estado.

12/03/2015 - 20:30

Trabalho social
A deputada Geisa Teixeira (PT) apresentou um breve histórico de sua trajetória profissional. Graduada em serviço social, a deputada citou trabalhos sociais que desenvolveu na cidade de Varginha (Sul de Minas), destacando a construção e melhorias na infraestrutura de creches municipais. Geisa Teixeira também falou sobre a atuação do seu falecido marido, Mauro Teixeira, à frente da prefeitura do município do Sul de Minas. A deputada destacou o desafio de assumir a candidatura de Mauro ao Parlamento mineiro, após a sua morte, e a grande aceitação que obteve nas urnas. Geisa Teixeira ressaltou ainda que, durante seu mandato, vai trabalhar principalmente em prol das populações carentes. Em aparte, os deputados Bosco (PTdoB), Rogério Correia (PT), Cristiano Silveira (PT) e Fábio Cherem (PSD) e a deputada Celise Laviola (PMDB) parabenizaram a parlamentar pela sua eleição e desejaram um bom mandato a Geisa Teixeira.

 

Drogas
O deputado Léo Portela (PR) abordou o combate e prevenção ao uso de álcool, crack e outras drogas em Minas Gerais. Segundo o parlamentar, o Estado ocupa o primeiro lugar no ranking de morte causadas por esse flagelo social. Ele também enfatizou o trabalho das comunidades terapêuticas, que acolhem usuários de drogas, para cobrar a urgente aprovação do Orçamento do Estado para 2015. Segundo o deputado, muitas dessas entidades sofrem com a falta de recursos, uma vez que os convênios com o Executivo estão paralisados até a aprovação do novo orçamento. Em aparte, o deputado Cabo Júlio (PMDB) reafirmou a importância do governo estabelecer convênios com essas entidades. O deputado Douglas Melo (PSC), também em aparte, declarou apoio ao trabalho das comunidades terapêuticas. Em último aparte, o deputado Leandro Genaro (PSB) citou o papel das igrejas evangélicas na recupração de dependentes químicos.

 

Usiminas
O deputado João Leite (PSDB) ressaltou a importância da Usiminas no Estado para criticar a atuação do grupo argentino Ternium Techint no comando da empresa. Segundo o parlamentar, os sócios argentinos estão prejudicando a Usimec, pertencente ao sistema Usiminas, para beneficiar uma concorrente em São Paulo na qual também possuem participação. João Leite ainda informou que foi realizada uma auditoria externa na empresa que apontou conflitos de interesse e pagamentos indevidos por parte do grupo Ternium Techint Em aparte, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) fez coro às críticas de João Leite e fez um apelo para que o Tribunal de Justiça, que analisa uma briga judicial entre os sócios controladores da siderúrgica, aprofunde suas investigações. Também em aparte, o deputado Antônio Jorge (PPS) lembrou que o braço social da Usiminas diminuiu seus investimentos no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

 

Saúde
O deputado Antônio Jorge refletiu sobre o atendimento a pacientes que possuem deficiência mental em Minas Gerais. O parlamentar ressaltou as conquistas da sociedade no combate ao tratamento manicomial e defendeu o ideário de humanização dos pacientes psiquiátricos conquistado nesse movimento. Antônio Jorge, também médico, mostrou-se surpreso com o fato de que, ao solicitar atendimento móvel ao serviço de saúde pública, familiares de pessoas com transtornos mentais devem esperar que uma viatura policial chegue ao local primeiro, para garantir a segurança de todos. "Não podemos criminalizar o atendimento psiquiátrico. A forma de lidar com as diferenças e minorias é um importante marcador de nosso estágio civilizatório", afirmou. Encerrando seu discurso, o parlamentar disse que vai requerer uma reunião conjunta entre as comissões de Saúde, Direitos Humanos e Segurança Pública para que todos possam se posicionar sobre a questão.

 

Direitos da mulher
O deputado Cristiano Silveira centralizou seu discurso na visita que a presidente Dilma Rousseff fará ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais nesta sexta-feira (13), para acompanhar o balanço dos trabalhos realizados pelos tribunais de Justiça do País relacionados à violência contra as mulheres. O parlamentar informou que, como presidente da Comissão de Direitos Humanos, estará presente ao encontro e destacou ações dos governos estadual e federal, ambos petistas, no combate ao problema. Cristiano Silveira elogiou ainda o diálogo do Governo do Estado com os movimentos sociais para a elaboração da reforma administrativa do Estado. Em aparte, o deputado Durval Angêlo (PT) valorizou os princípios da política para as mulheres em Minas e abordou a questão orçamentária do Estado. Segundo o deputado, a proposta de orçamento do governo de Fernando Pimental sugere corte de gastos no Executivo, causados pela "imprudência da gestão anterior".

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.