Foram eleitos os deputados Leonídio Bouças para presidente e Douglas Melo para vice

Comissão de Indicação para Fapemig elege presidente e vice

O atual presidente do órgão, Evaldo Ferreira Vilela, é o indicado para seguir presidindo a Fundação.

10/03/2015 - 16:07 - Atualizado em 10/03/2015 - 16:31

A Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para analisar a indicação de Evaldo Ferreira Vilela para o cargo de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) elegeu, nesta terça-feira (10/3/15), seu presidente e vice. Foram eleitos os deputados Leonídio Bouças (PMDB) para presidente e Douglas Melo (PSC) para vice. Logo após tomar posse, o presidente designou como relator o deputado Paulo Lamac (PT).

De acordo com a mensagem do governador encaminhada à ALMG, a Fapemig tem por finalidade promover atividades de fomento, apoio e incentivo à pesquisa científica e tecnológica no Estado. Ainda segundo a mensagem, o indicado possui qualificação acadêmica e atuação relevante em diversas instituições públicas e junto à sociedade civil, preenchendo, assim, todos os requisitos para ocupar o cargo de presidente da Fundação.

Currículo – Evaldo Ferreira Vilela é o atual presidente da Fapemig. É membro da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É professor colaborador da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atua como pesquisador nas áreas de agronomia, entomologia, feromônios, comportamento de insetos, controle biológico e ecologia química. Mais recentemente, tem se dedicado à inovação tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

O professor Evaldo Vilela foi secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2007-2013). É formado em agronomia pela UFV, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Realizou pós-doutorado nos Estados Unidos e no Japão.

Consulte o resultado da reunião.