Definidas as palestrantes de debate sobre o Dia da Mulher
Deputada boliviana abordará experiência do país andino, que alcançou o patamar de 48% de mulheres no Parlamento.
03/03/2015 - 13:31 - Atualizado em 03/03/2015 - 15:44A comissão organizadora do ciclo de debates Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: O que querem as Mulheres de Minas, que vai marcar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), divulgou as palestrantes já confirmadas para os dois painéis que vão compor o evento, que será realizado no dia 13 de março, a partir das 9 horas, no Plenário. Foi confirmada a presença da deputada Susana Rivero, da Assemblea Legislativa Plurinacional (ALP) da Bolivia
O ciclo de debates tem o propósito de estimular a participação feminina no Parlamento e destacar a necessidade de uma reforma política capaz de assegurar maior presença das mulheres nas instâncias de poder. Durante mais uma reunião preparatória do evento, realizada nesta terça-feira (3/3/15), com a bancada das mulheres da ALMG e os movimentos sociais que co-organizam a programação, foi solicitado que os envolvidos no processo utilizem as redes sociais para ampliar a divulgação do evento e da hashtag #MaisMulheresnaPolitica.
Palestras - A parlamentar boliviana vai participar do painel “Igualdade de gênero e reforma política: um diálogo comparado sobre a construção da paridade política”, previsto para iniciar às 10 horas. Susana Rivero vai abordar o sucesso da experiência boliviana na conquista da igualdade de gênero e de participação feminina. Nas eleições de 2014, o Parlamento daquele país alcançou o mais alto índice de mulheres de sua história: elas conquistaram 48% dos assentos, com 15 das 36 vagas do Senado e 65 das 130 vagas da Câmara. Para completar o cenário positivo, em janeiro deste ano, a deputada Gabriela Montaño venceu, por maioria absoluta, a eleição para a presidência da ALP.
Além da representante da ALP Bolívia, também já estão confirmadas como palestrantes desse primeiro painel: a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira; e a professora Maria Amélia Souza Mendes, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
No período da tarde, às 14 horas, será realizado o painel “Reforma política e a representação das mulheres no Brasil: desafios atuais e propostas elaboradas”. Para essa atividade, já foram confirmadas como palestrantes a vereadora de Belo Horizonte Elaine Matozinhos; e as professoras Beatriz Cerqueira, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG); Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da UFMG; e Benilda Brito, fundadora do Coletivo de Mulheres Negras N´Zinga e coordenadora do Programa de Direitos Humanos do Odara Instituto da Mulher Negra.
Interiorização - Para dar sequência ao evento do dia 13 de março, estão previstas, ainda, audiências públicas em outros municípios do Estado, que serão formatadas posteriormente, visando a interiorizar discussão. A ideia é resgatar o significado do Dia Internacional da Mulher como uma data de luta pela construção da igualdade de gênero e da paridade política. Com os debates e proposições que esses encontros suscitarem, pretende-se sistematizar as sugestões e propor um instrumento de articulação entre sociedade civil e o poder público, formalizando a entrega das contribuições ao Congresso Nacional.
A reunião desta terça (3) contou com a participação das deputadas Rosângela Reis (Pros), Marília Campos (PT) e Ione Pinheiro (DEM), além de representantes dos gabinetes das demais parlamentares da bancada das mulheres da ALMG.
As inscrições podem ser feitas até as 16 horas da quinta-feira (12/3), pela ficha de inscrição disponível no site da ALMG, ou no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelo telefone (31) 2108-7800, das 7h30 às 19 horas.