Panorama desta terça (3) aborda participação popular na ALMG
Na semana, o programa da TV Assembleia ainda debate cursos a distância e o uso de plantas medicinais.
02/03/2015 - 12:04 - Atualizado em 03/03/2015 - 12:23Participação popular na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cursos de graduação a distância e plantas medicinais são os temas do programa Panorama, da TV Assembleia, destas terça, quarta e quinta-feiras (3, 4 e 5/3/15), respectivamente. Nesta terça (3), às 19h30, a reprise do Panorama aborda a participação popular na Assembleia. O programa mostra quais são os canais que o legislativo mineiro possui para ouvir as demandas do cidadão e aproximar as pessoas do processo de elaboração das leis e, por consequência, das políticas públicas estaduais.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Na ALMG, é possível participar desse processo por meio das comissões temáticas, dos seminários legislativos, de fóruns técnicos, dos ciclos de debates. O cidadão também pode opinar via internet, nas consultas públicas com sugestões sobre projetos em tramitação que vão influenciar o seu dia a dia. No estúdio do programa, participam o diretor de Planejamento e Coordenação da ALMG, Alaôr Messias Marques Júnior, e a gerente de Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da Assembleia, Maria Regina Alvares Magalhães.
O programa tem nova reprise a 1 hora da manhã desta quarta-feira (4).
Cursos de graduação a distância
O Panorama desta quarta-feira (4), às 8h30, abre espaço a uma nova realidade da educação brasileira: o aumento de matrículas de universitários em cursos a distância. Segundo dados do Censo do Ensino Superior de 2013, eram 50 mil matrículas na modalidade Educação a Distância (EaD), em 2003, ou 1,3% do total do ensino superior brasileiro; dez anos depois, os adeptos da graduação a distância somavam mais de um milhão de pessoas, o que representava quase 16% do total dos universitários do País.
Para falar das especificidades dos cursos de graduação da modalidade EaD, o programa recebe o diretor de Desenvolvimento Científico da Associação Brasileira de Ensino a Distância, Márcio Luiz Bunte de Carvalho, e o diretor de Inovação e Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eucídio Arruda.
Os especialistas explicam as exigências para o credenciamento, no Ministério da Educação, da instituição interessada em ofertar uma graduação a distância. O Censo do Ensino Superior de 2013 mostra que 87% dos cursos EaD são oferecidos por entidades privadas.
O programa fala ainda da experiência da Universidade Aberta do Brasil na formação de consórcios entre instituições públicas de ensino superior na formação a distância. Os convidados acreditam que ferramentas como essa serão essenciais para que o Brasil cumpra a meta do Plano Nacional de Educação de ter 33% dos jovens matriculados no ensino superior até 2025.
O programa tem reprise às 19 horas e a 1 hora da manhã desta quinta-feira (5).
Plantas medicinais
Nesta quinta (5), às 8h30, o programa fala sobre as plantas medicinais. Quem nunca tomou um chazinho da vovó ou da tia contra alguma indisposição? Para tudo há uma receita natural, normalmente passada de geração em geração. Essas plantas são capazes de aliviar ou curar enfermidades, mas, para isso, é preciso conhecer a espécie, saber onde colher e como prepará-la. Pesquisas mostram que o Brasil possui uma das mais ricas floras do mundo.
São entre 250 mil e 500 mil espécies existentes no planeta e cerca de 55 mil estão em nosso País. Mas os relatos dão conta de que apenas 0,4% dessa flora têm sido investigada. Participam do programa o membro da Comissão Assessora de Fitoterapia e Plantas Medicinais do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Sérgio Ribeiro Cardoso, e a professora de Fitoterapia da Faculdade de Farmácia da UFMG, Maria das Graças Lins Brandão. Os especialistas falam sobre o resgate do conhecimento sobre essas plantas e sobre a recente inclusão dos fitoterápicos na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa tem reprise às 19h30 e a 1 hora da manhã desta sexta-feira (6).