Memória & Poder entrevista ex-ministro Ronaldo Costa Couto

Programa inédito vai ao ar na TV Assembleia no sábado (7), às 20 horas.

27/02/2015 - 18:50

O Memória & Poder da TV Assembleia, apresenta, nesta semana, a história de vida do economista e escritor Ronaldo Costa Couto. Nascido em Luz (MG), o mineiro foi secretário de Estado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, e ministro em três pastas durante o governo de José Sarney. A estreia é no próximo sábado (7/3/15), às 20 horas.

Assista aos vídeos do programa Memória & Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

A trajetória de sucesso de Ronaldo Costa Couto se inicia no curso de economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Na instituição, o ainda estudante teve contato com o renomado historiador mineiro Francisco Iglésias e com outros grandes expoentes da economia no país. Nessa mesma época, Ronaldo já se ligou à arte de escrever, ao trabalhar como repórter do jornal Correio de Minas e da revista Três Tempos, onde conheceu Fernando Gabeira e Guy de Almeida.

O destaque como professor e pesquisador logo alçou o economista aos cargos públicos. Na gestão do governador Rondon Pacheco, Ronaldo foi trabalhar como técnico na secretaria de Fazenda, ao lado de Fernando Roquete Reis, onde acompanhou de perto as negociações para a instalação da fábrica da Fiat Automóveis em Minas Gerais. A partir daí, Costa Couto acumulou experiências na Vale do Rio Doce, coordenou a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em 1975 e foi secretário de planejamento do novo estado fluminense. No governo de Tancredo Neves em Minas Gerais, Ronaldo ocupou a secretaria de planejamento.

Todo esse conhecimento habilitou Ronaldo Costa Couto a trabalhar também no governo federal. Indicado por Tancredo Neves, Ronaldo foi nomeado ministro do Interior durante a gestão de José Sarney na presidência da República. No mesmo governo, Costa Couto seria ministro-chefe da Casa Civil e ministro do Trabalho.

Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (8), às 15h30; na segunda-feira (9), à meia-noite; na terça-feira (10), às 21 horas; na quarta-feira (11), às 12 horas; e na sexta-feira (13), ao meio-dia.